Uma pergunta que recebi: Eu gostaria muito se você explicasse a citação que se segue do artigo de Baal HaSulam, “A Liberdade”:
“Considerando que se não há tal centelha no homem, mas todas as centelhas da sua essência estão revestidas em dar contentamento ao seu Criador, então não está quer ausente ou morto. Pois até quando o corpo se anula, este apenas se anula do aspecto da recepção por auto gratificação, no qual a vontade de receber esta revestida, e não tem direito a existir a não ser através dele.”
Eu não compreendo – como é possível que quando o seu corpo morre (que você disse ser percepcionado como a mudança da sua camisa), o desejo de dar não morre com ele? Quando eu morro, então mesmo que eu tenha o desejo de dar, eu não serei capaz de dar mais – Eu não serei capaz de realizar o meu desejo!
Ou suponhamos que em vez de morrer, eu sobrevivi a um acidente de carro ou a uma doença séria, mas perdi as minhas costelas e tive uma lesão cerebral; então embora eu ainda esteja vivo, eu não serei capaz de dar! Sem um corpo você não pode dar aos seus amigos ou participar na disseminação. Então como é que o nosso desejo continua a existir e a ser realizado e se o corpo já não existe?
A Minha Resposta: Aqui está uma explicação à citação de Baal HaSulam que você citou: : “Considerando que se não há tal centelha no homem, mas todas as centelhas da sua essência estão revestidas em dar contentamento ao seu Criador, então não está quer ausente ou morto. Pois até quando o corpo (egoísmo) se anula, este apenas se anula do aspecto da recepção (o desejo) por auto gratificação, no qual a vontade de receber esta revestida, e não tem direito a existir a não ser através dele. .”
Os desejos permanecem. O que muda é a sua intenção ou "veste." Nós vivemos dentro destes desejos, e também percepcionamos o nosso corpo, ou a sua presença, dentro de certo desejo, que se torna revelado no nosso "Eu" num período de tempo (a nossa vida), e então diminui e desaparece. é isto que nos dá o sentimento da vida e a morte gradual do corpo.
Leia a “Introdução ao Livro do Zohar ” e você verá o que quer a Cabala dizer quando diz:
- A morte do corpo – a morte da intenção egoísta
- O reanimar de um corpo – o nascimento da intenção altruísta
Nós só percepcionamos o nosso corpo animado até que corrijamos toda a nossa alma; que é o mesmo que dizer, até que todos corrijamos os nossos desejos de "para mim mesmo" para "para os outros, para o Criador." Então a percepção do corpo irá desaparecer, pois o desejo no qual percepcionamos este corpo irá estar corrigido para o dar, e ele irá tornar-se eterno pois nos ajudou a corrigir todos os outros desejos.
Considere isto como fundação: Há apenas a Luz e o desejo, e você sente tudo (este mundo ou o mundo vindouro) dentro do desejo. Tudo depende dos desejos – o seu tamanho, qualidade e similaridade à Luz.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Why Do We Have to Keep Coming Back Here?
Laitman.com Post: Always With Me
The Open Book – Chapter:”The Purpose of Reincarnation According to the Zohar”
Baal HaSulam – Shamati #28 “I Shall Not Die But Live” – Lesson
IN LAITMAN.COM