Uma pergunta que recebi: Se pedir para ser aproximado para mais perto da Luz, não é este um pedido egoísta? Afinal, é conduzido pelo desejo de se sentir melhor.
A Minha Resposta: Isso não importa. Isto é o que é chamado Lo Lishma (de desejar espiritualidade egoisticamente para si mesmo).
Quer sentir o mundo espiritual, receber a vida espiritual, a sensação da verdadeira realidade, e ver que a sua vida não está a ser desperdiçada. Afinal, a vida passa e ninguém sabe quanto tempo tem de sobra, então não quer atravessa-la sem significado.
Inicialmente não pode pensar em nada outro que o seu próprio lucro. Consequentemente, se não deseja a espiritualidade egoisticamente ao visionar o beneficio que isso o irá trazer, nunca se irá voltar a ela.
Desta forma, o caminho espiritual começa com alcance egoísta (Lo Lishma). Mas então, sob a influência da Luz Superior (Ohr Makif), a sua atitude egoísta para a espiritualidade é substituída por uma altruísta (Lishma).
É por isso que o seu ego é chamado “ajuda contra ele” (Ezer Kenegdo), dado que este o traz a um estado em que subitamente se apercebe que é precisamente o ego que impede o seu caminho.
O mesmo ego que o costumava ajudar e empurrar para a frente deve agora ser destruído. O que deve ser destruído não são os desejos em si mesmos, mas apenas a sua intenção egoísta. É assim que é gradualmente mudado pela Luz.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: When You Don’t Know What You Want
Laitman.com Post: Correction Can Happen By The Power Of Public Opinion
Laitman.com Post: This Path Can Only Be Surmounted By Those Who Walk It
Shamati #64: “From Lo Lishma to Lishma”- Lesson
Video: How To Attain The Quality Of Bestowal – 5 Minutes Of Light (5:10)
IN LAITMAN.COM