Uma pergunta que recebi: Há um problema com o estudo da Cabala: não é óbvio o que você deve estar a fazer. Outros métodos dão-lhe exercícios diferentes para o corpo ou a mente, mas na Cabala, é completamente incerto o que você deve estar a fazer de um ponto de vista pratico. Deve você estudar apenas e é tudo?
A Minha Resposta: Você tem razão. Neste método, um estudante não pode ver claramente o que ele deve fazer. A razão para isto é que ele está a aprender a arte de dar, que é uma intenção que é invisível ao olhar. O seu corpo físico não participa nisto de todo, apenas o seu coração o faz.
Mas o que é o coração? É uma colecção de todos os seus desejos. Na Cabala, você tem de penetrar o interior do seu coração e aprender as suas qualidades. Você tem de ver que atitude vem do seu coração para si mesmo, as outras pessoas e o Criador. Você tem de expandir os eu coração e trabalhar dentro dele como se fosse um laboratório onde você dirige, liga e mistura forças diferentes, desejos e pensamentos de várias maneiras. Isto é algo que uma pessoa gradualmente aprende a fazer, e é assim que o seu coração expande com a ajuda da influência da Luz Superior.
Nos outros métodos, tudo é óbvio. você tem pistas físicas as quais você consegue ver claramente. Mas quando se iniciando na Cabala, você não consegue ver nada! É por isso que ela é chamada "uma sabedoria oculta," e o período inicial de estudo é chamado "o período de ocultação," pois nós não vemos como avançamos, o que nos permite avançar, e somos incapazes de dizer se estamos simplesmente parados.
Mas há uma forma de verificar se você está a avançar correctamente. Você deve perguntar-se a si mesmo se está e exigir algo para si mesmo outro que união com as outras almas. Todo o seu trabalho espiritual não está de forma alguma ligado às suas acções físicas, mas em vez disso, ele esconde-se nas interioridade das coisas. Por outras palavras, estamos a trabalhar com forças que controlam a matéria do interior, e é por isso que não as sentimos ainda. Nós não afectamos a nossa matéria, mas apenas forças que estão ocultas a nós.
É por isso que as pessoas estão certas quando exigem, "Diga-me o que fazer! De-me trabalho que eu possa ver, e pelo qual eu seja recompensado em proporção aos meus esforços! Eu preciso de algum tipo de marcos no caminho, então onde estão eles?" Porém, uma pessoa tem de procurar novos critérios para avançar, baseados nos que não são físicos, mas espirituais. Ela tem de encontrar algum tipo de indicativo do dar.
Por exemplo, mesmo que eu não receba nada, eu ainda venho até às lições e participo no trabalho. Eu aceito os conselhos dos Cabalistas de uma forma chamada "acima da razão," e eu estudo de acordo com este conselho. Eu abro um livro, que me foi dito conter a Luz da Correcção. Eu nem sequer sei o que esta Luz é, mas eu quero que Ela me influencie! Eu quero colocar-me por baixo desta catarata de Luz! Deixar que esta Luz me mude e purificar-me de toda a camada exterior ou cobertura (Klipa).
Se você está a procura de mudanças espirituais dentro de si mesmo, então a presença deste desejo é a forma de dizer se você está a avançar ou não.
(Da Preparação para a Lição Diária de Cabala)
IN LAITMAN.COM