Uma pergunta que recebi: Na sociedade Israelita, há vários acontecimentos de caridade assim como doações feitas para ajudar os pobres. No fim, dificultam o desenvolvimento desta parte da população ou são apenas mais um exemplo da garantia mutua?
A Minha Resposta: Não há bem sem mal ou mal sem bem. Vivemos no período que se segue ao quebrar da alma comum e é por isso que qualquer pedaço dela, em qualquer uma das nossas acções, há algum mal que consequentemente tem um resultado positivo e há algum bem que a certo ponto leva a um resultado mau. E isto continua para sempre. Seja no inicio ou no fim, será ou bom ou mau. Bom e mau andam juntos até ao fim da correcção quando todo o mal de torna bem.
Quando falando de doações, ajudar os outros, voluntariado em hospitais ou querer ajudar pessoas esfomeadas em África ou outros países, vemos que não há absolutamente quaisquer beneficio dessas acções no final. Há biliões de dólares a serem gastos em tais coisas e há milhares de pessoas a trabalharem em organizações de caridade que gostam do seu trabalho. Mas o beneficio é zero. Iria tão longe de dizer que tem o efeito oposto.
Antes de as pessoas se começarem a preocuparem aparentemente e desta forma começarem a dar comida em África, o país criava, produzia e trocava uma grande variedade de bens. Agora que os países estrangeiros estão a providenciar a África comida e armas, as nações Africanas estão-se simplesmente a revoltar umas contas as outras.
De forma a quebrar uma pessoa, você só precisa de lhe dar as necessidades para que ela pare de pensar e se preocupar com a sua própria vida. É exactamente isto que aconteceu na Rússia. Eles descobriram petróleo e gasolina lá e começaram a vende-la, que levou ao colapso do país. Porque é que as pessoas precisam de trabalhar se têm dinheiro?
O mesmo está a acontecer com a insegurança nacional em Israel. Se você tem direito a benefícios e você não quer sair do seu cavalo. “Para que é que eu preciso? Eu posso comprar uma garrafa de cerveja, ver TV e ver o tempo passar. Hoje tudo está bem.” Uma pessoa faz uma sanduíche, vai para a praia e passa lá o dia inteiro.
Nada pode ser mais destrutivo que estes aparentemente bons trabalhos e preocupações pelos outros. É melhor que uma pessoa sofra os golpes, então ela será obrigada a trabalhar ou a estudar!
Material Relacionado:
Laitman.com Post: “God Will Help” Is Not Our Remedy
Laitman.com Post: Good Deeds Day Is Missing One Component
Laitman.com Post: Real Care Is Helping Others To Develop, Instead Of Giving Them Charity
Baal HaSulam Article: “Building the Future Society”
IN LAITMAN.COM