Eu vejo a realidade com a ajuda das forças que retratam o mundo inteiro como um filme numa tela no meu cérebro. Estas imagens são tridimensionais, animadas e sensuais. Pelo menos é assim que eu as percebo e a impressão que causam em mim. No entanto, na realidade são apenas forças ou desejos.
No final do dia, eu sou o único que percebe tudo. Percebo o inanimado, vegetativo, animado e humano dentro do meu desejo. Todas estas formas estão dentro de mim, em diferentes níveis do meu desejo. Eu percebo a natureza inanimada no meu desejo inanimado, natureza vegetativa no meu desejo vegetativo, e assim por diante.
A força do Criador retrata diversas formas dentro do meu desejo, e vejo-as como o meu mundo. Esta força mostra o mundo dentro de mim, na tela na minha mente. Essa força que puxa o mundo para mim é a força de dar, a força do Criador. Recebo todas as formas dele, do Dador.
Existem várias formas que são semelhantes a Ele e outras que são opostas a Ele. No total, elas constituem o meu mundo. É por isso que este mundo é tão multifacetado e a razão porque vejo todo o tipo de objectos dentro dele. Há algo de positivo e algo de negativo em cada objecto. De onde é que isto vem? É porque o Criador veste a matéria e cria todas estas formas dentro de mim, que estão marcadas nos quatro níveis da minha matéria - o desejo de desfrutar. Desta forma gradual, Ele ensina-me a matéria e a forma da matéria (Haskala Homrit e Haskala Tzuratit).
Este mundo que eu vejo, com a sua multiplicidade de formas, foi-me dado pelo Criador. É assim que Ele me ilustra o mundo dentro da minha matéria. O mundo que aparece diante de mim é a forma do Criador, mas em relação a mim, e de acordo com o meu estado. A matéria é minha, e a forma é Dele. É por isso que eu posso alcançar o Criador no interior de mim.
IN LAITMAN.COM