Duas perguntas que eu recebi sobre a natureza do prazer espiritual
Pergunta: Se a verdadeira satisfação vem de dar, isto significa que neste momento eu não sou capaz de ser satisfeito?
Minha Resposta: Neste momento, a única maneira de eu saber como me satisfazer é satisfazendo-me a mim mesmo. Há desejos ou espaços vazios dentro de mim, e satisfazendo-os eu recebo prazer, temporariamente satisfaço o meu “apetite” implacável.
No entanto, um outro tipo de satisfação existe, um que surge quando me conecto com as outras pessoas e sinto que estou a satisfazê-las. Dependendo do nível da nossa conexão, tornamo-nos um todo, assim como pais e seus filhos.
Na realidade somos todos parte de uma alma, e uma alma é um desejo. Ao ligar-me aos desejos espirituais de outras pessoas, eu satisfaço-as como se fossem os meus próprios desejos, e tenho prazer ao fazê-lo. Isso é o que chamamos de prazer espiritual. Ele também é sentido através do desejo, mas a única diferença é que antes eu usei os meus desejos naturais, ao passo que, mais tarde, eu começo a sentir prazer através dos desejos de outras pessoas, que não são naturais para mim.
Os desejos dos outros pareciam tão distantes que, quando eu me comparava a eles, eu sentia que quanto pior eles eram, melhor eu me sentia . Mas agora, depois de completar a minha correcção, os desejos das outras pessoas tornaram-se os meus próprios desejos, eu tenho a oportunidade de satisfazer milhares de desejos e de desfrutar ao fazê-lo. O prazer é, então, muito maior do que somente a satisfação dos meus desejos pessoais.
O conflito entre o desejo e o esforço que invisto nisso não desaparece. Ao substituir o ódio por amor, eu só aumento a diferença entre eles e, assim, aumento o prazer. Afinal, a Luz é medida em contraste com a escuridão. Mesmo na nossa vida normal, temos um nível muito mais elevado de apreço pela paz quando é atingida após um longo período de hostilidade.
Pergunta: O que é mais importante no prazer espiritual: ampliar os nossos horizontes espirituais, encontrando respostas às nossas perguntas, ou ajudar os outros a alcançar a realização espiritual?
Minha Resposta: Ambos são importantes. Prazer espiritual é algo que eu sinto quando me conecto com a Força Superior. A revelação da Força Superior ocorre até mesmo quando eu começo a abordá-la, mesmo que ainda eu não veja isso claramente.
O mundo está dividido em duas partes: o Criador e a criação. "Prazer espiritual" significa que eu desvendo o Criador como se Ele aparecesse do nevoeiro. Eu começo a compreender e senti-lo um pouco mais, eu sigo o seu exemplo e fico mais familiarizado com ele.
Estudar ajuda este processo, porque quando eu estudo o sistema que Ele criou, eu recebo uma iluminação. Mesmo que eu ainda não tenha revelado Ele completamente, a conexão com ele brilha de longe. Torna-me mais sensível e começo a sentir-me como que mais perto d´Ele, e que estou sob o seu controle. Em seguida, pelo canto do meu olho eu começo a ver os contornos de fenómenos espirituais.
Naturalmente, as minhas sensações ainda são egoístas: Eu sinto-me bem, mais seguro, tranquilo e esperançoso sobre o futuro. No entanto, o prazer espiritual é sentido de uma conexão com a Força Superior, ao passo que prazeres materiais nos preocupam e aos outros como nós.
IN LAITMAN.COM