Uma pergunta que recebi: Como é que um Hassid difere de um Cabalista?
A Minha Resposta: Um Hassid quer eliminar as suas qualidades egoístas. Ele está completamente imerso na Luz da Misericórdia (Hessed), que não expande em altura, mas apenas em largura.
Nesta situação, uma pessoa que tudo é simples e bom, o Criador é a única força presente em todo o lado e em tudo, não há ninguém além D'Ele, eu vivo no mundo do Criador, não há egoísmo, eu aceito tudo com alegria, e ignoro todas as dúvidas. Esta é uma maravilhosa atitude para a vida de pessoas pequenas, pois eles aceitam imediatamente tudo com gratidão ao Criador. Isto também providência uma enorme ajuda psicológica em lidar com todas as dificuldades da vida. Porém, quando você tem esta atitude, você não está a trabalhar com o seu egoísmo.
Um Cabalista, por outro lado, usa os seus desejos egoístas (a linha esquerda) e então acrescenta-os à linha direita. A linha direita tem de estar presente e você tem de a alcançar antes de tudo. Você tem de começar tudo dela. Mas depois disso, assim que você tenha o poder da linha direita, você deve imediatamente voltar-se à linha esquerda e escolher os desejos egoístas (desejos que se opõem ao seu progresso espiritual) que você pode corrigir.
Ao correctamente combinar ambas as linhas dentro de si, você irá construir a linha do meio. Isto é feito usando o poder da linha esquerda – o desejo, juntamente com a intenção da linha direita, a intenção “em prol de doar.”
Crescimento espiritual toma lugar apenas na linha do meio, usando o seu egoísmo e elevando-se a ele. Você então recebe a Luz de Chochmá dentro dele e então revela e alcança o Mundo Superior, o Criador.
IN LAITMAN.COM