Uma pergunta que recebi: Se gráficos são uma linguagem, e letras são gráficos, então qual é o signifciado dos pontos vogais (Nekudot)? Qual é os eu papel na percepção?
A Minha Resposta: Pontos vogais são muito mais que adições às letras. A coisa mais importante para nós aqui são os vasos de percepção (Kelim, as letras), dado que falamos sobre a percepção da Luz. Nekudot (os pontos por baixo das letras) e Tagin (as coroas por cima das letras) criam um fluxo que é necessário para que compreendamos as ligações entre as letras.
Nós não podemos pronunciar palavras sem vogais. Nós temos de acrescentar vogais (representadas pelos pontos vogais, Tagin e Nekudot) entre as consoantes, uma vez que eles nos permitem a fluir de um Kli para outro – de uma letra para a próxima.
É impossível progredir sem todo o TANTA (Taamim, Nekudot, Tagin, e Otiyot). Um TANTA segue outro, e então é seguido por um terceiro, e tudo mais; o seu fluxo cria uma palavra. Em si mesmas, porém, as letras não são palavras e não as podemos definir como estados.
Você não pode definir um estado a menos que você se ligue a ele com uma causa e efeito, uma sequência de outros estados. Isto é chamado uma "palavra." Você tem de saber de onde vem este estado e quem o determina; onde está o Criador nesta situação, o que quer Ele de si, como você está a agir, o que você está a fazer, e no final da palavra – como você irá sair deste estado.
Desta forma, uma palavra é uma acção especifica, e esta contem tudo. Ela inclui qualidades, e desta forma não pode consistir apenas de uma letra, mas deve ter pelo menos duas.
IN LAITMAN.COM