Avançamos sob a influência de duas forças opostas: dar (a força do Criador) e recepção (a força do homem). É impossível ter uma situação em que apenas uma das forças está presente, similar a como no nosso mundo você não pode ter um pólo sem o outro.
Então, cada um de nós é influenciado por estas duas forças em todo o momento na vida. Em adição,estas forças estão equilibradas de forma a criar uma condição de liberdade para nós – a liberdade de avançar para a espiritualidade, para a qualidade de dar.
É por isso que estamos numa "zona fracturada," se me permite. Num momento você está excitado, cheio de energia e movimento, e no próximo momento você cai tão baixo que você não tem energia para se mover. O sistema de governo oculta as coisas que impedem o nosso desenvolvimento e cria vários estados internos para nós, que descrevem o mundo circundante. Mas tudo isto é de forma a que cada um de nós se aperceba da seu livre arbítrio.
A tarefa de uma pessoa é de fazer tudo o que esteja no seu poder em toda a situação. Mesmo que pense, "Eu não presto para nada, e definitivamente não sou digno para fazer trabalho espiritual. É direccionado para grandes pessoas que têm muita energia e talento." Bem, isso simplesmente não é verdade! Não são apenas as pessoas fortes que ganham o mérito de revelar o Mundo Superior, mas as pessoas que continuam a trilhar o caminho para ele! As almas que acabam por alcançar as mais elevadas alturas são as dos que começam a sua ascensão da verdadeira profundidade do egoísmo.
Se uma pessoa tem qualquer oportunidade de avançar, então mesmo que seja puramente egoísta, e mesmo que esteja a imaginar todos os tipos de atiçadoras recompensas pelo seu egoísmo – isto é ainda uma coisa boa! Isto é similar a como um burro não trabalha com os seus olhos atados por um trapo e um saco de grão balanceando à frente do seu nariz. Isto fá-lo andar à volta em círculos e virar as rodas que tornam o grão (a comida de um animal), em farinha (a comida de um humano). É assim que um animal cresce até um ser humano.
Então, não preste muita atenção às condições que lhe são dadas, sejam externas ou internas. Todos os estados que atravessamos, independentemente do quão ridículos ou inúteis que nos possam parecer, são sempre os mais úteis para o nosso avanço. Temos apenas de tentar e fazer tudo o que pudermos, como um bebé que nunca desiste e está sempre incansável e entusiástico. Se permanecermos assim tão persistentes, então iremos sem dúvida ter sucesso!
(Da Preparação para a Lição Diária de Cabala)
IN LAITMAN.COM