O Zohar: Quando a escuridão chega e Nukva se liga a ela, ela governa e brilha em Chochmá, que é a sua governança. E dado que lhe falta Hassadim, todas as suas aberturas estão bloqueadas de todos os lados, pois todas as Luzes congelam dentro dela e não há abertura nela, através da qual qualquer luz possa aparecer.
Ela está cheia de Luz, mas as aberturas estão bloqueadas. Posteriormente, quando a linha do meio desperta nela e abre as aberturas, elas irão receber a iluminação de Chochmá dela, que estava bloqueada dentro dela nessa altura. Está escrito que elas imploram permear a Nukva precisamente quando ela é percebida de pequenas formas e aberturas bloqueadas, dado que apenas então está a Chochmá no seu completo.
A noite está na verdade cheia de Luz, mas somos incapazes de ver na noite dado que nos falta a Luz do amor e dar (Hassadim) para ver a Luz. Apenas na Luz de Hassadim podemos nós compelir a Luz de Chochmá a se revelar a si mesma e a brilhar na Luz de Hassadim. Quanto maior a Luz de Hassadim, maior a revelação.
Noite ou escuridão são um estado em que eu estou num oceano de Luz de Chochmá, mas não tenho Luz de Hassadim. Se eu começar a desenvolver qualidades internas de amor e dar (a Luz de Hassadim), então a Luz de Chochmá começa a brilhar para mim pouco a pouco. Isto significa que eu desperto o amanhecer, a Luz da manhã, e então o dia.
Do meio dia para a frente, a Luz de Hassadim, a minha força de dar, enfraquece e eu começo a descer do nível de Hassadim que em tempos tive. É como se o crepúsculo, uma diminuição da Luz de Chochmá na Luz de Hassadim, se estabelecesse. É então que a tarde vem, seguida pela noite. Colocando-o diferentemente, o meu desejo de desfrutar cresceu e não me deixa forças para que eu permaneça em dar e amor (Hassadim); ele ganha mais e mais poder sobre mim. As forças da escuridão da noite capturam-me e eu desisto, descendo até à escuridão e tornando-me incapaz do amor e dar.
Mas então, enquanto neste escuro, novamente acumulo a força de dar, e começando a meia-noite, eu começo a combinar Chochmá e Hassadim, para que uma Luz brilhe dentro da outra. É assim que eu revelo a Luz.
Tudo isto é feito por uma pessoa se ela ultrapassa o seu desejo de desfrutar através da sua aspiração pelo dar; então ela vê a Luz. E vice-versa, ela vê a escuridão a um grau que o seu egoísmo a ultrapassa a ela. É assim que avançamos no nosso desenvolvimento espiritual, do dia para a noite, nova e novamente. Tudo depende apenas da pessoa, dado que na parte do Criador, a Luz rodeia-nos permanentemente, como está escrito, “Eu não mudei o meu HaVaYaH,” e, “A lei é dada e ninguém a pode quebrar.” Tudo já lhe foi dado a si, e daqui em diante você é acolhido a fazer o que quer que você queira.
IN LAITMAN.COM