Numa entrada recente do blogue, escrevi que acabamos de publicar uma nova edição dos trabalhos reunidos de Rav Baruch Shalom Ashlag – o Rabash. Aqui gostaria de oferecer alguma introspecção e história sobre o texto mais precioso que o Rabash deixou para trás – o livro Shamati:
Shamati é o livro mais valioso do mundo, pois ele tem o poder de trazer uma pessoa ao propósito da sua vida. Shamati é o principal texto original Cabalistico. Ele contem todas as fundações do trabalho espiritual de um homem. Os artigos contidos neste livro resumem tudo o que precisamos de fazer para entrar no Mundo Superior. Eles englobam a infinita profundidade de todos os 125 graus que uma pessoa pode e deve atravessar no seu caminho espiritual, cujo cume é o objectivo da criação. Este livro é o livro mais especial no mundo, pois nenhum livro em toda a história da humanidade foi tão fundo no trabalho espiritual de um homem.
De onde veio o livro Shamati? Aqui fica uma breve história. Entre todos os livros e manuscritos que o meu professor, Rav Baruch Shalom Ashlag, usou para estudar, havia um bloco de notas pessoal especial, cuja capa continha a inscrição “Shamati” – Hebraico para “o que eu escutei.” Ele nunca abandonava este bloco de notas e certificava-se sempre de o levar consigo para onde quer que fosse. Ele nunca parou de o estudar, e costumava le-lo vezes e vezes sem conta.
Um dia, já tarde de noite, ele subitamente deu-o a mim e disse: “Leva este bloco de notas e usa-o.” Eu imediatamente compreendi que o seu caminho estava prestes a terminar. E certamente, ele partiu na próxima manhã. A sua alma pura ascendeu até às alturas desconhecidas assim que a noite terminou.
O bloco de notas que ele me deu era algo denso, e os seus conteúdos revelavam lições pelo pai do meu pai, o grande Cabalista Yehuda Ashlag – Baal HaSulam.
Baal HaSulam integrou todo o conhecimento Cabalistico que tinha no passado passado em segredo, de professor a aluno, de geração em geração, e então durante milénios. Ao o fazer, Baal HaSulam preparou para nós um método de ascensão espiritual em massa.
Rav Baruch Ashlag gravou as lições do seu pai palavra por palavra, pois ele tinha-as escutado directamente do seu pai e Professor. Então, temos de seguir estas palavras como elas surgem, e reger-nos pela forma exacta que Baal HaSulam escolheu para as suas palavras. Deve esforçar-se para que os seus pensamentos atravessem o mesmo caminho que o texto apresenta, seguindo o pensamento de Baal HaSulam. É mais importante aderir a um grande Cabalista que prestar atenção à beleza e às nuances linguisticas no texto. Deve esforçar-se para ver a beleza interna do texto, e então, à medida que o continua a ler, a sua compreensão dos artigos irá atravessar constante transformação, penetrando mais e mais profundamente.
Nestes artigos Baal HaSulam invoca frequentemente citações de outros Cabalistas, escritas das alturas do seu alcance. Estas citações devem dar-nos um entendimento de quão profundo o tópico em questão é. Elas devem ajudar-nos a perceber que estamos a receber o método de adesão com o Criador de toda uma linhagem de Cabalistas, e este método está a ser passado a nós pelo derradeiro Cabalista nesta linhagem – o grande Baal HaSulam.
Todos estes textos devem ser considerados como um artigo, pois todos eles falam sobre a mesma coisa. Eles descrevem como a criatura procura pelo seu Criador e se aproxima mais e mais a Ele, até que alcança adesão com Ele. Essencialmente, estes artigos descrevem todo o trabalho que uma pessoa tem de fazer de forma a alcançar equivalência de forma, adesão e união com o Criador. Em toda a realidade, não há razão para a existência alem deste objectivo singular. De acordo com este objectivo, o homem capacita toda a realidade, todos os mundos e tudo o que os habita, a se elevarem e se incorporarem no Criador.
Então, temos de compreender que o universo inteiro, todas as criaturas, e todos os mundos, estão dentro de uma pessoa. Toda a pessoa tem de imaginar que ela é essa pessoa, e que ela tem livre arbítrio e liberdade de acção. Ela, e apenas ela, permanece oposta ao Criador, e ela tem a responsabilidade e privilégio de fazer o trabalho necessário para alcançar equivalência de forma, unificação e adesão com o Criador.
É sobre isto que todos os artigos no livro Shamati tratam.
O relógio começou a fazer marcação e o tempo voa. Em toda a parte do mundo há pessoas que estão a começar a sentir um interesse na ascensão espiritual e a fazer a pergunta, “Qual é o sentido da minha vida?” À luz disto, eu compreendi a singularidade e importância dos artigos Shamati, e é por isso que eu decidi publicar este livro e revela-lo ao mundo.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Greatest Thing You Can Do Is Attain the Greatest Thing That There Is
Shamati Articles
Purchase the book – Shamati
IN LAITMAN.COM