Uma pergunta que recebi: Diz no tratado Brachot que o que sonha que está a recitar a Shema Israel (Escuta, O Israel) deve ser recompensado pela presença da Shechina (a Divina Presença), porém a sua geração não é digna. Como é que a Cabala explica este texto? Qual é o significado espiritual dos sonhos, e qual é o estado espiritual de uma pessoa que sonha este sonho especifico?
A Minha Resposta: Um sonho não significa um sonho vulgar dos nossos corpos animais, mas em vez disso um estado especifico da ascensão da alma. Neste estado, uma pessoa sente o Nível Superior; porém, ela não o sente directamente dentro do seu desejo, mas de uma maneira que está oculta a ela.
Então, depois de fazer esforços para alcançar maior auto-correcção, o sonho torna-se realidade: a pessoa eleva-se ao nível espiritual. Se sonhar a recitação da Shema, então o próximo nível para ela é a de alcançar adesão com o Criador. É isto o que a Shema representa, e é por isso que é recompensado pela presença da Shechina – a revelação do Criador. Porém, a sua geração (o seu presente estado) não é ainda digna (não está por enquanto suficientemente corrigido) da revelação do Criador.
Se você quer compreender tudo correctamente, comece por compreender que o universo inteiro está dentro de uma pessoa, e todos os nomes e descrições referem-se às suas qualidades e estados. É isto que aprendemos na secção de Cabala da “percepção da realidade”. Você irá então ver que um sonho é um dos estados espirituais mais elevados de um Cabalista despertado.
Material Relacionado:
Introduction to the Book of Zohar: “Item 18″
Shamati #103: “Whose Heart Maketh Him Willing”
IN LAITMAN.COM