Uma pessoa é um pequeno mundo, o que significa que o mundo inteiro está dentro de mim. Eu permaneço enfrentando a Luz Superior e o Criador com todas as minhas propriedades e características internas. Eu sou incapaz de imaginar o que quer que seja fora de mim mesmo.
Já atravessamos preparação suficiente de forma a evitar associar o que está escrito em O Zohar com imagens do nosso mundo, história ou geografia. Podemos agora ver o texto como descrevendo-nos a nós mesmos, o Criador e a tela entre nós e Ele. Agora temos de tentar ver o sistema e a estrutura do relacionamento que temos de construir entre nós e Ele.
A tela não é apenas uma partição entre o Criador e mim, mas é todo um sistema. Afinal, eu sou apenas um ponto de desejo criado “do nada” e o Criador é também apenas um ponto, uma centelha de Luz que me criou, um ponto de desejo.
A tela refere-se a um sistema enorme que existe entre ambos os pontos: eu (um ponto negro) e o Criador (um ponto de Luz branca). A tela não está posicionada acima do desejo de desfrutar, mas está incluida neste desejo. Com a ajuda da tela eu posso calcular quão proximamente posso alinhar o meu desejo de condizer à Luz; é por isso que a tela deve abraçar completamente o meu desejo.
Rosh (a cabeça) do Partzuf é o lugar onde eu decido que parte do meu desejo deve tornar-se apegada à Luz. A parte do meu desejo que sou capaz de alinhar com a Luz é chamada Toch (a parte interna) do Partzuf. A parte que sou ainda incapaz de alinhar com a Luz é chamada Sof (o fim) do Partzuf.
A tela opera dentro de todas estas partes, sendo um sistema que me liga ao Criador. O sistema está dividido em três partes:
Não é suficiente para mim simplesmente decidir que parte do meu desejo posso tornar similar ao Criador e deitar o resto fora. Eu também tenho de verificar que partes eu não posso alinhar com o Criador e porquê. O fim do Partzuf tem de ser tão claro como a sua parte interna.
- Rosh, a cabeça do Partzuf, que executa uma clarificação e calculo
- Toch, a parte interna do Partzuf, que recebe a Luz e alcança similaridade com ela na acção
- Sof, o fim do Partzuf, onde um calculo separado é executado respeitante à minha incapacidade de ser similar à Luz
O Anfitrião está a perguntar-me sobre todo o pequeno detalhe: “Porque não queres tu aceitar a Luz no seu interior de Mim?” Então eu tenho de verificar esse detalhe e explicar a mim mesmo porque não posso receber dentro dele. Desta forma, a tela é todo um sistema de ligação entre o Criador e eu próprio; não é simplesmente a partição que desenhamos nas nossas ilustrações.
Quando estudando O Zohar, estamos a aprender constantemente sobre este sistema – a ligação entre nós e o Criador. Eu estou abaixo e o Criador está acima, e entre nós há todo um sistema a que chamamos “a tela,” que consiste de três partes principais. Este sistema engloba todos os mundos.
IN LAITMAN.COM