A Altura de Ascensão
Quando se sente a si mesmo num estado de ascensão, que está animado, quando sente que não tem qualquer desejo mas apenas pela espiritualidade, é então bom mergulhar nos segredos da Torá, para alcançar a sua interioridade. Mesmo que um veja que embora se esforce a si mesmo para compreender alguma coisa, e ainda assim não saiba nada, vale ainda assim a pena mergulhar nos segredos da Torá, mesmo uma centena de vezes numa única coisa, e não desesperar, isto é dizer que é inútil, dado que não compreende nada.
Isto é assim por duas razões:
A) Quando examina certo assunto e anseia compreende-lo, esse anseio é chamado "uma oração." Isto é porque uma oração é uma carência, ou seja que um está a ansiar o que lhe falta, que o Criador irá descobrir a sua carência.
A medida da oração é medida pelo desejo, dado que o maior desejo é pela coisa que lhe faz mais falta. De acordo com a medida da necessidade, então é a medida do anseio.
Há uma regra que na coisa sobre a qual um coloca o maior esforço, o esforço aumenta o desejo, e um quer receber preenchimento pela sua carência. Também, uma falta é chamada "uma oração," ou "o trabalho no coração," dado que "O Misericordioso quer os corações."
Acontece que então um pode oferecer uma verdadeira oração. E quando estuda as palavras da Torá, o coração deve ser liberto dos outros desejos e dar à mente a força para que seja capaz de pensar e examinar. Se não há qualquer desejo no coração, a mente não pode examinar, como está escrito, "Um deve sempre aprender onde o seu coração deseja."
Para que a sua oração seja aceite, deve ser uma oração completa. Então, quando examinando em completa medida, um elicia toda uma oração dela, e então a sua oração pode ser aceite, pois o Criador escuta a oração. Mas há uma condição: a oração deve ser uma oração completa, e não deve ter outras coisas misturadas no meio da oração.
B) A segunda razão é que dado que um se separou da corporalidade, e está algo próximo à qualidade de dar, é uma melhor altura para se conectar com a interioridade da Torá, que aparece aos que têm equivalência de forma com o Criador. Isto é porque a Torá, o Criador, e Israel são um. Contudo, quando um está num estado de auto-recepção, este pertence à exterioridade e não à interioridade.
A Altura de Ascenção, Baal HaSulam