Uma pergunta que recebi: Você falou de dois tipos de busca interna enquanto lendo O Livro do Zohar. Uma é mais racional, em que olhamos para dentro de nós mesmos pelo que ele diz. O outro tipo de busca é sensorial em que tentamos sentir tudo o que ele diz. Contudo, estou a tentar sentir algo. Eu descubro que não sinto nada. Estou a tentar descobrir algo dentro de mim mesmo, mas não descobri nada. Que devo eu fazer?
A Minha Resposta: Continue a procurar. Você deve desejar encontrar dentro de si tudo o que O Zohar fala sobre. Tudo isso está dentro de si, incluindo o Criador, o homem, animais, peixes, o mundo, montes, montanhas, árvores, crocodilos, e não importa o que mais.
Não há uma única palavra que descreva algo fora de si. Porque é assim? Toda a palavra consiste de letras, sendo as letras desejos ou vasos de recepção – Kelim, que estão ordenados de acordo com as Luzes. Isto é o que você deve desejar sentir.
O desejo é representado por uma palavra, mas ele já existe. Você deve desejar saber esta palavra e senti-la, de estar na verdade dentro das letras, que são desejos cheios de Luz. Cada palavra é um modelo ou uma ligação entre si e o Criador, a Luz Superior. Você tem de desejar sentir este modelo dentro de si e descobrir: onde está ele?
É similar a como quando você lê a palavra "limão," você pode imediatamente começar a sentir o sabor do limão na sua boca. Bem, você deve desejar sentir algo quando você lê da mesma maneira em O Livro do Zohar, sem contemplação adicional.
Nós experimentamos sentimentos que são comuns a todos nós; por exemplo, cada pessoa no mundo irá sentir o mesmo quando ela escuta a palavra "limão." Nós podemos falar com cientistas e eles irão explicar porque é que sentimos o sabor do limão e quais são os seus ingredientes químicos. Mas quando perguntamos aos Cabalistas, eles irão dizer-nos o que "limão" significa do ponto de vista da Cabala. Se perguntarmos a uma dona de casa, ela irá dizer-nos como usar um limão para preparar comida. Mas em qualquer caso, todos têm um entendimento comum do que é um limão.
Similarmente, quando lemos O Livro do Zohar, devemos principalmente desejar alcançar uma sensação comum. É assim que iremos alcançar uma revelação mais profunda, mais detalhada à medida que avançamos ao longo de todas as quatro fases e investigamos as raízes. Mas tudo isto tem de ser revelado naturalmente, isto é, pela nossa aspiração pela Luz. A Luz irá, por sua vez, influenciar o nosso desejo de descobrir a raiz das nossas sensações, ou porque é que sentimos da maneira que sentimos.
Depois das sensações, você começa a revelar o seu intelecto. Então você pode dizer que quando você escuta a palavra "limão," a onda de som desta palavra alcança a membrana da sua orelha e vai para o seu cérebro, em que é comparada à informação que está alojada na sua memória. Isto, por sua vez, desencadeia um certo sinal e como resultado você pode verdadeiramente sentir uma fatia de limão na ponta da sua língua.
Na sabedoria da Cabala, todavia, compreensão é o resultado do desenvolvimento dos nossos desejos em vez do resultado de um processo de aprendizagem, como acontece neste mundo.
IN LAITMAN.COM