Uma pergunta que recebi: Qual é a diferença entre desejos e qualidades? O que é um desejo, e o que é uma qualidade?
A Minha Resposta: O desejo é a matéria da criação, que está sempre a receber. Não há mais nada a dizer sobre isso. A qualidade é a forma que a matéria (o desejo) toma, que determina como funciona o desejo, o que espera do seu trabalho (ou seja, a sua intenção), e o seu objectivo - seja para si ou para o bem de alguém externo (os outros e o Criador). Embora esta matéria seja o desejo de receber prazer, pode ter várias formas de escrutínios e estar em estados diferentes, dependendo das circunstâncias e do ambiente.
Apesar do fato, de que eu sou, por exemplo, a qualidade de "Abraão", que é completamente uma qualidade de dar, eu não tenho oportunidade de dar porque estou sob o controlo de alguém. Talvez as minhas circunstâncias sejam tais que não tenho ninguém para dar, ou as pessoas que me rodeiam não querem que dê a elas.
Isto é chamado qualidade. A qualidade significa que o desejo de receber prazer, trabalha de alguma forma externa específica, sendo revestida por ela. Há dez principais Sefirot, e todos os outros "objectos" espirituais são formas ou qualidades que se vestem dentro delas.
Ao ler O Zohar, reconhecemos diferentes qualidades em nós, como Jó, Faraó, e o Criador. Todas elas são qualidades, e revestidas no nosso desejo de receber. Qualquer coisa que nós possamos imaginar é simplesmente o desejo de receber prazer. Portanto, do nosso ponto de vista, o Criador é também uma forma particular do desejo de receber prazer - iluminante, elevado, superior, maravilhoso, e dá a todos. Somos incapazes de imaginá-Lo de forma diferente, porque não temos qualquer outra matéria, excepto o desejo de receber.
Aos poucos, e na medida em que tentamos distinguir todas estas qualidades dentro de nós, somos influenciados pela Luz Circundante. Como resultado, o sistema espiritual começa a ser esclarecido cada vez mais dentro de nós e começamos a perceber essas qualidades de maneira correta. Nós só precisamos de paciência.
IN LAITMAN.COM