Nós não temos qualquer liberdade na nossa vida corpórea. No entanto, quando se trata do nosso desenvolvimento espiritual, podemos escolher o nosso meio, o desejo que cria o nosso meio, e a nossa atitude para com a sociedade.
Mesmo que eu ainda aja dentro das limitações que o sistema me impõe, eu posso escolher o caminho do meu avanço entre dois pontos do meu caminho espiritual - o início e o fim. Eu sou incapaz de alterar os pontos em si, uma vez que o ponto final está na raiz da minha alma. Daí eu desci uma vez e onde agora tenho de voltar. É óbvio que eu não posso tomar qualquer outro caminho.
No entanto, eu posso escolher como avançar, mas está dentro do meu poder procurar diferentes caminhos e possibilidades de desenvolvimento. Ao fazer isto, alcanço a mente do Criador e torno-me semelhante a Ele, e assim, eu adquiro um certo grau de livre arbítrio em relação ao meu estado actual e futuro.
Hoje, eu já possuo uma parte do meu estado futuro, denominado AHP do Nível Superior. O meu próximo passo “eu+1”, já existe no mundo espiritual, e a sua parte inferior (AHP) está presente dentro de mim. Eu posso revelá-lo e começar a ansiar pelo próximo estado. Por outras palavras, eu sou livre para tomar a decisão de avançar ou não. Portanto, eu tenho a escolha de estar no "hoje" ou avançar para "amanhã".
Se eu viver somente dentro do reino deste mundo, então eu não sei nada sobre o amanhã, ou seja, sobre o momento seguinte. Portanto, é impossível para mim escolher qualquer coisa, visto que a minha única opção é escolher o futuro.
IN LAITMAN.COM