Uma pergunta que recebi: Você disse que devemos procurar dentro de nós mesmos por tudo o que está escrito em O Livro do Zohar. Porém, O Zohar só fala sobre a correcção da alma, e nós recebemos uma alma apenas quando entramos no mundo espiritual. Então como posso eu corrigir algo que é externo, dentro de mim mesmo?
A Minha Resposta: Isso é verdade. Por vezes dizemos que a espiritualidade existe fora de nós, em que "fora de nós" significa "fora do nosso desejo." Na verdade, todo eu é o desejo de receber e de ser auto-preenchido. Desta forma, eu digo que a espiritualidade está fora do meu desejo de receber prazer.
Nós não estamos a falar de distâncias e espaços; estamos a falar sobre qualidades. Com respeito à qualidade de recepção não há espiritualidade. Espiritualidade está fora dela. Então, quando eu digo "fora de nós" pretendo dizer "fora do nosso presente desejo."
Por outro lado, quando dizemos que a espiritualidade existe dentro de nós - muito mais fundo que nossos presentes desejos. Se eu penetrar através de todos os meus desejos momentâneos de comida, sexo, família, honra e poder - mais e mais fundo no interior, em desejos mais internos, pessoais, importantes, eternos e imensos - lá eu descubro o mundo espiritual e o desejo espiritual.
Este desejo espiritual é chamado o "ponto no coração," o desejo mais interno que é revelado em mim agora. Porque é ele o mais intimo e maior desejo? É devido à sua estatura elevada. Afinal, estamos a falar sobre o objectivo e o propósito de toda a minha vida, e sobre o que irá permanecer depois da minha vida. Todas estas profundas e mais intimas estão concentradas dentro de um ponto.
Os Cabalistas dizem-me: neste momento é meramente um ponto. Contudo, quando lemos O Livro do Zohar e "cavamos" dentro deste ponto, começamos a revelar que há um mundo inteiro dentro dele: crocodilos, casas, estrelas, sol, lua, pessoas, pessoas cruéis e pessoas justas.
Este ponto começa a alargar e subitamente descobrimos que ele tem dentro dele tudo o que O Zohar nos explica nos mais diversos estilos: através da linguagem da Cabala, a linguagem das histórias, na forma de um romance histórico, ou na forma de descrições das leis e mandamentos. O Livro do Zohar inteiro fala apenas sobre o que acontece dentro deste ponto e expressa-o num estilo especial toda a vez.
Desta forma, eu leio O Livro do Zohar e quero verdadeiramente conhecer tudo sobre o que ele fala dentro de mim. Afinal, os Cabalistas dizem: lá, dentro deste ponto, está a nossa parte eterna. O corpo morre e desintegra-se, e este ponto permanece. Então, compensa que eu o revele. Além do mais, é-me dito: se tu conheceres este ponto, o alargares, e começares a revelar o espiritual dentro dele mesmo ligeiramente, irás permanecer com esta sensação, e não há vida ou morte para ti.
Isto é porque você pode já começar a identificar-se a si mesmo com este ponto e ver vida dentro dele. Esta vida espiritual captura-o e atrai a sua atenção a tal medida que todos os seus desejos e aspirações são concentrados lá. E devido a isto, você apega importância a esta vida corpórea apenas à medida que você o pode desenvolver mais, revelar, e alargar o seu ponto no coração.
Então você subitamente começa a ver como este ponto se torna maior e maior, e você revela toda a realidade dentro dele - uma dimensão interna não percepcionada anteriormente. Inicialmente você não sentia que havia um ponto no coração dentro de si, então você sentiu-o, e agora subitamente você revela um mundo inteiro dentro dele em que você existe eternamente.
IN LAITMAN.COM