A maior pergunta que nos enfrenta é como obter o desejo por desenvolvimento espiritual, um desejo de nos tornarmos similares ao Criador? Como podemos desejar tornar-nos "dadores"? Os Cabalistas respondem que a melhor maneira de se desenvolver espiritualmente é através de um meio chamado "o grupo."
Relacionamentos naturais com pessoas no nosso meio (incluindo sentimentos de inveja, ódio, amor, rejeição e a aspiração por poder) podem ajudar-nos a adquirir um maior desejo por desenvolvimento espiritual. Nós podemos simplesmente absorver o desejo por espiritualidade dos nossos amigos. Na verdade, iremos desejar isto apesar do facto que ele contradiga o nosso próprio desejo, porque inveja e outros sentimentos "negativos" para os outros irão fazer-nos desejar isto ainda mais.
Todos somos parte de um sistema espiritual em que estamos ligados como um todo. Desta forma, mesmo que a sociedade que me rodeia deseja algo não natural e prejudicial a mim, eu também irei desejar isto involuntariamente, apesar da minha própria natureza. Isto acontece porque em tempos estivemos ligados, e esta ligação entre nós permanece. Então, eu sou influenciado pelos outros porque em certa altura no passado eu recebi a minha vida espiritual dos outros, ou através deles.
Esta rede de conexão entre nós ainda existe neste momento. Eu estou ligado a todas as outras pessoas, mas eu só não sinto esta ligação e desta forma não há fluxo de vida e Luz nesta rede. Contudo, se todas as outras pessoas começarem a trabalhar espiritualmente, então mesmo que seja repulsivo a mim, mesmo que eu odeie sequer pensar nisso e não conseguisse pensar em nada pior que dar aos outros e ama-los, eu irei ainda assim ser influenciado por eles contra minha vontade. Como resultado, eu irei desejar este estado, que me parece antinatural e contrário à minha própria natureza, porque há uma ligação interna entre nós que existe desde o inicio da criação.
Este desejo que recebo do meio adequado irá, na verdade, ser a aspiração que preciso de forma a activar o sistema que me controla e desenvolve. Então, se os nossos amigos sentem que não sentem O Livro do Zohar, que são incapazes de se ligar a este meio de desenvolvimento espiritual, isto é um sinal que lhes falta o desejo para tal. Mesmo que lhes pareça a eles que têm um desejo pela espiritualidade, é apenas outro tipo de desejo egoísta.
E a razão pela qual lhes falta um desejo para se desenvolverem espiritualmente é que não se conseguem unir. Isto é o que os previne de receber a força e o desejo pelo desenvolvimento espiritual do grupo. Então, o grupo inteiro e toda a pessoa em particular têm de trabalhar nisto.
Inicialmente, ninguém tem um desejo pelo desenvolvimento espiritual, pela qualidade de dar e amor. Apenas o meio certo pode impor isto em nós. A nossa único livre arbítrio é de receber este desejo do grupo; esta é a nossa única oportunidade de nos tornarmos humanos. O grupo deve trabalhar para providenciar todos os amigos no mundo inteiro um despertar pelo desenvolvimento espiritual, pelo dar e pelo amor.
Por outro lado, temos de compreender que isto depende de toda a pessoa, da habilidade de toda a pessoa de se anular a si mesma de forma a receber este desejo comum pela espiritualidade. Este desejo está presente apenas no grupo e pode ser recebido apenas dele.
Isto trás-nos ao ponto mais importante: que temos O Livro do Zohar perante nós, assim como um sistema pré-feito composto pelo grupo, os livros, o professor, assim como traduções para outras línguas, televisão, e a Internet. Tudo o que temos de fazer é colocar o nosso esforço interno num ponto, que é chamado "livre arbítrio." Por outras palavras, temos de fazer esforços para nos unirmos com o grupo de forma a receber a força de desenvolvimento dele.
O Rabi Yose ben Kisma disse que se uma pessoa não tem esta força de desenvolvimento, então nenhumas das forças de O Livro do Zohar a irão afectar.
IN LAITMAN.COM