Uma pergunta que recebi: Porque é que lemos simplesmente O Zohar – porque é que não examinamos o significado de cada palavra?
A Minha Resposta: Se eu explicar o sentido de cada palavra, tal como "montanhas, noite, escuridão, e dia," então você irá pensar que descobriu o seu significado e irá relaxar. Você irá pensar que leu e aprendeu um excerto e então pode ir para casa feliz. Contudo, não é assim que você se deve sentir ao sair da lição.
Você tem de sair da lição de O Zohar sentido como se você não tivesse compreendido nada de todo – nem uma palavra. Tudo está fechado e trancado; o livro fala sobre um mundo que você não sente e a que não pertence. Você tentou senti-lo, mas não conseguiu, e você ainda não sabe com fazer isto.
Até que uma pessoa entre no mundo espiritual, ela é incapaz de compreender que a única coisa que é importante é o seu desejo. Quanto ao conhecimento, o jogo de brincar com palavras, e memorizar a teoria, tudo isto constrói meramente um sistema dentro de si que o acalma e o afasta do objectivo.
O meu grande professor Rabash tinha a habilidade de fazer uma pessoa sair da lição sentido-se ainda mais vazia que quando chegou à lição. A nossa tarefa é a de despertar tal desejo dentro de nós que até os nossos lugares mais dormentes no interior irão sentir que o problema reside na nossa alma, que não sente o seu estado. A nossa alma sente que está no escuro porque está a receber a iluminação do próximo estado, e ela não condiz com esse estado.
Quando eu sinto que sou incapaz de sentir, significa que eu alcancei a realização de ser oposto ao Nível Superior. É como se eu estivesse de costas para uma pessoa sobre a qual dependo completamente, me ela ignora-me como uma parede. Eu posso fazer o pino para ela e chorar, mas ela permanece impenetrável e não reage a nenhum dos meus pedidos.
Nesse ponto eu tenho de reunir toda a minha força e compreender que é o comportamento do Criador para comigo, e é assim que Ele se está a mostrar a Si mesmo a mim de forma a que eu possa persistir apesar de tudo. Está escrito, "Apenas os que são persistentes e verdadeiramente pacientes alcançam o castelo do Rei."
IN LAITMAN.COM