O mundo inteiro é parte do meu desejo, de mim mesmo. No entanto, eu não sinto que os outros são parte de mim e, portanto, eu não estou preocupado com eles, de todo. Que o mundo todo arda, eu não me importo!
A ciência da Cabala ensina-nos a revelar a verdade - a ver que tudo "fora" de nós, somos nós, o nosso desejo. O que percebemos como a nós mesmos, bem como o mundo exterior deve-se fundir dentro de nós, num só desejo.
O Criador criou apenas o desejo, que é onde existimos. Nós não podemos ver ou sentir nada além do desejo. Nós revelamos o Criador dentro do nosso desejo, e é por isso que Ele é chamado "o Criador" - Bo-Reh - “Vem e vê”. Este mundo é o que sinto agora, e o mundo que está para vir é o que iremos sentir, um momento a partir de agora.
Tudo acontece dentro do mesmo desejo, mas nós começamos a perceber mais e mais coisas dentro dele. Nós experimentamos inúmeras impressões, mas, na verdade, essa realidade externa não existe, são meramente vários fenómenos que aparecem no nosso desejo. Este lugar em que estamos, este mundo, e toda esta realidade são imaginários. Assim que descubramos o mundo de verdade, vamos exclamar: "Nós estávamos num sonho!"
Temos de revelar a verdade a fim de despertar para a verdadeira realidade, muito parecido com a pessoa que acorda do estado de inconsciência. Este é o propósito da ciência da Cabala - voltar-nos para a consciência. Até então, não adianta falar com uma pessoa, porque se ela existe actualmente num estado inconsciente, ela deve primeiro ser reanimada de volta à vida.
Por isso, quando abrimos O Livro do Zohar, devemos imaginar que nada existe a não ser o nosso desejo. Este mundo, eu e todos à minha volta - nenhuma destas coisas existe. Todas elas são, ilusão minha.
Existe apenas um desejo de desfrutar, e tudo o que acontece se realiza dentro desse desejo. Este mundo e o mundo vindouro, a vida e a morte, os níveis inanimado, vegetativo, animado e humano da natureza - não há nenhum outro lugar onde eles possam estar senão no meu desejo interno de desfrutar.
O Livro do Zohar permite-nos entrar num estado em que, sentimos tudo dentro do nosso desejo. Isso é o que os Cabalistas chamam de mundo espiritual.
IN LAITMAN.COM