Uma pergunta que recebi: Durante as lições sobre Talmud Eser Sefirot ou Ptiha (o artigo, “Introdução à Sabedoria da Cabala”), tenho eu de imaginar que tudo o que lemos está dentro de mim da mesma maneira que quando lemos O Zohar?
A Minha Resposta: É bom identificar-se com o texto e querer senti-lo de dentro de si mesmo. Contudo, enquanto lendo O Livro do Zohar, a abordagem e o sistema que estão construídos neste texto fundem-se a si mesmas em nós e mostram-nos as formas, imagens, e sequências através das quais entramos na espiritualidade. Por outro lado, Talmud Eser Sefirot trabalha de uma maneira diferente. Independentemente, se quando lê Talmud Eser Sefirot, uma pessoa é capaz de começar a imaginar acções internas que são harmoniosas com os seus desejos ou opostas a eles, se ela começa a sentir que as coisas descritas em Talmud Eser Sefirot estão a falar sobre ela, então isso irá ter impacto nela não menos que O Zohar.
Temos de compreender como tudo isto funciona e tentar imaginar que a vontade de desfrutar foi criada, então ela queria "receber em prol de doar," e então ela quebrou. O que aconteceu a este desejo depois de ter perdido a sua tela, e como é que todos os cinco componentes deste desejo agora se comportam? Como é que ele se esvazia a si mesmo da Luz? ele não quer perder a Luz, mas a Luz vai-se embora porque as forças de ocultação agem de Cima. Os poderes egoístas maus do desejo repelem a Luz.
Tudo isto está a falar sobre mim. Por exemplo, dentro do meu corrigido Galgalta ve Eynaim, eu recuso a Luz e coloco uma tela (ocultação) entre mim mesmo e a Luz. Então eu permaneço face a face com o Criador; eu ligo-me apenas com Ele, mas eu não recebo D'Ele dado que recuso a Luz. Então, eu permaneço com Ele uma vez que possuo o poder de resistir à minha vontade de desfrutar. Contudo, a minha ligação com o Criador (a Luz de Hassadim) é muito fraca.
Enquanto estudo, eu tenho de imaginar todos esses processos: como a minha tela desaparece, como a Luz se afasta de mim, quanto eu quero resistir ao meu egoísmo e reter o poder de dar, porém este desaparece porque o meu desejo egoísta é maior que o meu desejo altruísta. Eu não consigo lidar com o meu desejo porque a ligação entre o desejo e o prazer é maior que o meu poder de resistência. Eu tenho de colocar resistência entre dois pólos (mais e menos), mas a minha resistência é tão pequena que se gasta. Um curso circuito ocorre e como resultado dele, eu ardo. Então, que posso eu fazer se eu não sou mais adequado para receber a Luz?
Se uma pessoa imagina estados espirituais desta maneira, ela irá querer ler o texto vezes e vezes sem conta. Em vez de percepcionar o texto como detalhes técnicos secos sobre algo que acontece acima, ela irá vê-lo como acontecimentos dentro dela e aqui e agora.
IN LAITMAN.COM