Entrevista com Rav Michael Laitman, PhD
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #10
Perguntas respondidas por Rav Michael Laitman PhD - de uma Entrevista com o "Courier Post" de Nova Jersey
P: Porque é que você chama à Cabala uma ciência e não uma religião?
R: É chamada uma ciência porque é o que ela é. A sabedoria da Cabala começou há cerca de 5000 anos atrás na antiga Babilónia. Nessa altura, toda a humanidade estava ligada e ela estava junta como uma nação. O egoísmo começou a crescer dentro das pessoas; elas tornaram-se mais alienadas, que então promoveu toda a famosa história da Torre da Babilónia.
A cura para isso foi um método que foi descoberto por um certo individuo que hoje conhecemos como Abraão. Ele descobriu um método para religar as pessoas apesar do crescente egoísmo.
O método que ele descobriu foi um método cientifico. Por outras palavras, este usa ferramentas de investigação cientificas para investigar o nosso mecanismo interno, e é isso que conhecemos hoje como a sabedoria da Cabala. Judaísmo, Cristandade ou Islão datam de muito mais tarde que a sabedoria da Cabala e são na verdade não desconexos.
P: Pode você estudar a Cabala enquanto praticando uma religião?
R: Sim, qualquer um pode estudar a Cabala. Na verdade não faz qualquer diferença se você pertence a certa religião ou se você é completamente secular. A sabedoria da Cabala é está além de tudo isso. É totalmente desconexa e você pode estuda-la independentemente de tudo o resto que você faz na vida, não apenas religião, mas qualquer outro sistema de crença ou prática que você faça.
P: Há alguma diferença entre o ensinamento autêntico da Cabala e a prática de celebridades como a Madonna?
R: Sim, há uma grande diferença. Antes de mais, para estudar a Cabala autêntica, você precisa de estuda-la das fontes autênticas. A Cabala usa cinco fontes básicas autênticas, que são os escritos de Abraão, o Livro da Criação, e Moisés, o que nós conhecemos hoje como o Pentateuco (também conhecido como a Torá ou os primeiros cinco livros da Bíblia), então veio o Livro do Zohar, os escritos do Sagrado Ari, e o Rabi Yehuda Ashlag no século 20 e seus escritos. Por falar nisso, os escritos de Ashlag são os mais adaptados para a nossa geração estudar.
Acrescentando, a Cabala é um estudo. É como qualquer ciência. Não há objectos - nenhumas pulseiras vermelhas, água benta, ou qualquer tipo de divinação, misticismo, encantos - nada disso pertence à Cabala autêntica, nem sequer meditação. É apenas puro estudo da realidade e ela melhora a sua percepção da realidade para melhorar o seu controlo sobre a sua própria vida e a vida em geral.
P: Mas existe a espiritualidade?
R: Sim, espiritualidade é o aspecto da realidade que não é percepcionado pelos nossos vulgares cinco sentidos. A sabedoria da Cabala simplesmente melhora a sua percepção da realidade. Ela da-lhe ferramentas adicionais que você não adquiriria de outra forma.
Tal como a física lhe dá certas ferramentas, a Cabala dá-lhe outras ferramentas. Você precisa de todos os tipos de ciências para alcançar uma imagem completa da realidade. A Cabala leva-lo, por assim dizer, para os bastidores.
Imagine-o como um bordado. Você vê uma imagem bela à sua frente, ou cenário ou uma flor, etc. Se você virar o bordado ao contrário você verá toda uma barafunda de fios. Você tem de saber como os fios estão ligados para saber como o tornar uma bela flor à frente da imagem. É isso o que a Cabala lhe ensina, como ligar os fios nos bastidores.
P: Como é que a Cabala muda a sua vida?
R: Quando você começa a ver as forças por trás do bordado de que estamos a falar, você começa a ver como todos os fios da sua vida estão ligados e então você começa a saber como fazer essas ligações melhores para si, para que você não cometa erros que você cometeria de outra forma.
Ela coloca todo o aspecto da sua vida em ordem. Por exemplo, nas famílias, ela fortalece os seus laços familiares; em termos de educação, ela ajuda-o a compreender as suas crianças, ela previne tais problemas como abuso de drogas, depressão porque você começa a compreender o mundo e vive em harmonia com ele. O mundo não é apenas a natureza; são as pessoas à sua volta e você mesmo acima de tudo. A Cabala permite-lhe fazer isso num nível pessoal, no nível social, e no nível global.
Por exemplo, hoje, não é segredo que temos uma crise global. Vemos em todo o aspecto da vida, começando com o clima e acabando nas nossas próprias vidas pessoais em depressão e doença e tudo o mais, temos uma crise em todo o aspecto da vida. A Cabala oferece uma solução porque ela lhe diz o que se está a passar nos bastidores e você pode fazer a diferença lá. Hoje, mais que em qualquer outra altura na história, revelar a sabedoria da Cabala é um dever.
P: Como é conectar-se com o Criador?
R: É uma ligação pessoal. É como se você deixasse de se preocupar consigo mesmo e você experimentasse os pensamentos de todos os outros e preocupações. Você torna-se conectado e relacionado e você sente além. Você não o sente simplesmente, você está verdadeiramente além do tempo e movimento. Você torna-se eterno de uma forma, porque você tem percepção eterna. Ela leva-o a um ponto em que você só quer dar e dar.
P: É por isso que você quer partilhar isto com as outras pessoas, porque você lhes quer dar esta mesma experiência?
R: Sim, é claro. Você experimenta a harmonia da natureza e realidade e você quer partilha-la. Também, não é apenas um privilégio. É na verdade uma obrigação, porque toda a humanidade tem de chegar ao ponto em que todos nós experimentamos essa harmonia. Na verdade a crise que estamos a experimentar hoje não vem por razão incerta. Ela está lá para nos promover a pensar sobre a vida, para ver como podemos nós construir a nossa harmonia com ela.
Materiais Relacionados:
Obtenha um curso gratuito no Bnei Baruch Learning Center! Inscreva-se para começar um curso de aprendizagem própria imediatamente &/ou juntar-se ao curso de vídeo ao vivo que começa a 6 de Janeiro, 2010. Clique aqui para se registar
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal