O Amor É o Caminho
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #9
Ao longo da história humana, podemos ver o que quer que seja que o amor construiu, o ego destruiu. Porém, o método que pode na verdade manter-nos íntegros foi descoberto há muito tempo atrás. Tudo o que precisamos de fazer é de o estudar
O jovem de dez anos Patrick desceu a escadaria do navio e olhou para a direita e esquerda com evidentes desconfianças. Ele tinha crescido numa pequena aldeia na Irlanda do século 19, e agora, depois de uma grande viagem, a impressão mais vivida era de pessoas correndo e gritando uma com a outra numa variedade de línguas.
Nesta mistura de linguagens, Patrick mal conseguia reconhecer o seu próprio povo. então, ele viu-os em pé num canto, um pequeno grupo de imigrantes Irlandeses liderados por um "veterano" do país natal. Além deles ali estava um grupo de imigrantes Italianos; por trás deles estavam os Russos, e um pouco mais longe nas traseiras estava o grupo Polaco, os Ucranianos, e etc. Parecia como se o movimentado porto de Nova Iorque tivesse sido transformado numa parada gigante coberta de todo o grupo imigrante imaginável.
"Então isto é a América, a terra prometida," Relectia Patrick em espanto.
Na verdade, Patrick era apenas o mais recente de milhões de imigrantes de todo o mundo. Judeus, Asiáticos, Africanos e Europeus, deixaram os seus países e moveram-se para a América, trazendo com eles tudo o que tinham - esperança por um futuro melhor.
Eles vieram de diferentes nações, etnias e tradições religiosas, e grupos linguísticos. Estas diferenças por vezes acendiam fricção entre eles, mas a necessidade de sobreviver forçava-os a fazer tanto regimes sociais como económicos. A seu tempo, o seu pais tornou-se o mais forte super-poder no mundo - Os Estados Unidos da América.
O Elemento Unificador
Cerca de 300 anos mais cedo, e a 6500 milhas do que se viria a tornar os Estados Unidos, a Europa estava em tumulto. O Império Romano tinha até então dominado a Europa. Quando vacilou, as tribos locais tomaram posse e construíram o que agora conhecemos como os países Europeus: Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e outros países. Em cada um destes países, os elementos unificadores eram origens comuns, línguas, costumes e normas culturais.
Mas ao contrário dos países Europeus e os Estados Unidos, a nação Israelita não era quer em rentabilidade económica ou origens comuns. A história da nação Israelita é intrigante pois ela é diferente da história de qualquer outra nação.
O Método de Abraão
A razão pela qual o povo de Israel se reuniu como uma nação foi uma espiritual, começando há 5000 anos atrás na antiga Babilónia. Nos tempos da antiguidade, a humanidade vivia como uma grande família em que todos se preocupavam uns com os outros, e laços de amor e apoio natural e reciproco prevaleciam. Certamente, por muitas gerações, a vida na antiga Babilónia era serena e pacifica até que uma mudança fatídica ocorreu, levando um modo de vida estabelecido e cultura étnica numa direcção completamente diferente.
Foi como se um gene egoísta tivesse subitamente sido injectado no ADN dos primeiros Babilónios. Este crescimento de egoísmo produziu duras consequências, desde a exploração dos outros ao ódio. O povo da Babilónia tornou-se cada vez mais egocêntrico, não mais se preocupando com as necessidades dos seus vizinhos.
Mas um homem, Abraão, viu que os Babilónios se estavam a afastar e recusou aceitar a mudança. Ele decidiu ir contra a corrente e investigar em vez disso a força que faz com que o mundo ande à roda.
Abraão descobriu que esta Força Superior, era uma de completo e incondicional dar. Ele foi capaz de alcançar esse nível, e usando o seu conhecimento, desenvolveu um método para se elevar acima do ego e alcançar este tipo de amor - o amor por toda a humanidade.Abraão sabia que se os Babilónios mantivessem os seus laços de amor acima do seu egoísmo em evolução, seriam recompensados com um eterno e verdadeiro laço uns com os outros. Então, ele começou a disseminar o método às massas.
Ele reuniu um grupo de estudantes e ensinou-lhes como alcançar o amor pelo homem. Com o tempo, o grupo de Abraão começou a a crescer para o que agora chamamos "Israel," a nação construída sobre a base do amor pela humanidade.
Quando o Ego se Solta
Ao longo da história de Israel, o amor do homem tem sido a chave do seu sucesso e prosperidade. Enquanto mantivemos as amarras de amor e os laços entre nós, o povo de Israel prosperou na sua mais completa glória espiritual e física. A elevação do nosso sucesso chegou quando o Primeiro Templo foi construído, e todas as tribos de Israel viviam em amor mutuo.
Mas quando a força do ego irrompeu, a união de Israel foi interrompida e separação espalhou-se dentro de partes da nação. As partes resultantes tornaram-se egocêntricas e perderam o seu laço com o resto da nação. No fim, a divisão espiritual produziu divisões físicas, o Primeiro Templo foi arruinado, e as pessoas espalharam-se em todas as direcções. Quando algumas das pessoas reconheceram que a divisão tinha causado o exílio e ruína, elas tentaram reanimar o amor pelo homem, voltaram a Israel e construíram o Segundo Templo. Mas o fortalecimento do ego não parou ali. Ele rebentou uma vez mais e manifestou-se num ainda mais profundo ódio e separação. Então, o Segundo Templo, também, foi arruinado.
Até entre o grupo de estudantes Cabalistas do Rabi Akiva, a famosa directriz, "Ama teu vizinho como a ti mesmo," tinha revertido para o ódio. Isto eventualmente causou a morte dos 24.000 Judeus numa terrível praga. Então, o povo de Israel perdeu o amor do homem e foi exilado da espiritualidade e da terra de Israel durante 2.000 anos.
O Sonho Ainda Não Se Tornou Realidade
Hoje, embora o povo de Israel esteja na terra Israelita, o sonho dos Cabalistas de uma nação unificada está ainda longe de ser realizado. Mesmo que haja união durante as crises, ela é apenas temporária, como o laço necessário de irmãos na guerra. A verdadeira união não se pode basear em crises causadas por factores externos.
Um Ponto nos Nossos Corações
Então como voltamos novamente a ser um povo unificado, baseado no amor pelo homem?
Há um ponto especial no coração de cada um de nós que nos chama para realizar a nossa existência como uma nação de amor. Ao o fazer, iremos pavimentar um novo futuro para toda a humanidade, um no qual todos se irão sentir interligados e agir como um corpo. Mas os meios para alcançar este amor inerente é um método antigo, desenvolvido por Abraão.
Hoje, a sabedoria autêntica da Cabala está a surgir e a se tornar mais relevante que nunca. Disseminar a mensagem da Cabala às massas é a melhor maneira de restaurar o amor pelo homem e ascender à altura da felicidade e completude.
Love Is the Way
ARTICLE: Echoes of the Future - The role of Israel in disseminating authentic Kabbalah to humanity as a whole, and the purpose of such dissmination
VIDEO: What Is the One Thing Bnei Baruch Wants from Its Dissemination of Kabbalah?
VIDEO: The Nation of Israel's Role - The role of the Israeli nation in relation to humanity as a whole
Materiais Relacionados:
Obtenha um curso gratuito no Bnei Baruch Learning Center! Inscreva-se para começar um curso de aprendizagem própria imediatamente &/ou juntar-se ao curso de vídeo ao vivo que começa a 6 de Janeiro, 2010. Clique aqui para se registar
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal