O Que Está a Acontecer aos Nossos Jovens?
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #12
Mais e mais jovens estão a sucumbir às drogas, depressão e horrendas acções de violência. O que trouxe a crise que a nossa jovem geração está a enfrentar? A Cabala explica que é o seu desejo que está em crise, pois eles não mais o conseguem preencher com o que lhes tentamos dar
À medida que me sento para ler o jornal, as manchetes acertam-me novamente. Um jovem entrou num centro comercial apinhado num feriado e ateou fogo, matando oito pessoas. O que poderia levar um jovem com um brilhante futuro à sua frente para cometer tal acção desesperada? Entretanto, a sobrinha de um amigo chegado agarra-se à vida num hospital depois de engolir um frasco de comprimidos numa tentativa suicida. A depressão entre os adolescentes atingiu proporções epidérmicas.
O que está a acontecer aos nossos jovens? Não deviam os adolescentes ser demasiado novos para estarem oprimidos com sentimentos de desespero e desesperança? Existem muitos países no mundo em que o desespero seria compreensível - países em que dificuldades inacreditáveis, pobreza, fome e violência são a realidade diária. Mas isto acontece nos Estados Unidos - muitos destes jovens vêem de lares afluentes e amáveis em que têm toda a vantagem que o dinheiro pode comprar.
No outro lado do espectro, vemos um crescente numero de pessoas que estão presas à infância - até aos seus vintes, trintas e além. Eles podem trocar os seus carrinhos Hot Wheels pela coisa a sério e envolverem-se em "jogos" mais caros, mas ainda são crianças que se revoltam contra assumir qualquer tipo de responsabilidade no mundo adulto. Vemos o impacto em áreas tão diversas como o colapso das famílias Americanas, o número recorde nos registos de falência, e as dificuldades que os negócios estão a ter em contratar trabalhadores maduros e responsáveis.
Embora seja difícil de admitir, tanto os jovens como adultos estão a enfrentar uma crise social, e ninguém parece saber bem porquê. Apresentadores de talk shows tornaram-se milionários ao expor estes problemas e ao entrevistar "peritos." Políticos empurram os seus programas de reforma social, e comunidades passam mais e mais leis num esforço de controlar o comportamento, mas todos estes são reacções de impulso ao problema. De forma a afectar verdadeira mudança, devemos primeiro saber a fonte do problema.
A sabedoria da Cabala apresenta uma perspectiva intrigante sobre as raízes da discórdia social, revelando um traço comum por trás de todos os fenómenos desagradáveis que estamos a testemunhar.
Identificando a Fonte
De forma a identificar a razão por trás do comportamento dos nossos jovens, primeiro temos de examinar a nossa própria natureza e ver como ela evolui. A Cabala afirma que a força motivadora por trás de todas as nossas acções é o nosso desejo de receber prazer. Por outras palavras, toda a acção que uma pessoa faz, não importa quão pequena, é promovida por certo desejo de certo prazer.
Mas há mais: Este desejo de prazer evolui constantemente dentro da humanidade, promovendo-nos a constantemente procurar novos tipos de prazeres. Esta evolução começou com os nossos desejos mais básicos: os que temos de preencher para sobreviver, tais como desejos de comida, sexo e abrigo. Por outras palavras, há eras atrás, ter uma boa refeição e um telhado sobre a nossa cabeça era a derradeira felicidade.
Num ponto tardio da evolução da humanidade, novos tipos de desejos surgiram - desejos sociais. Estes desejos surgem devido ao facto de que as pessoas interagem dentro da sociedade, e eles incluem desejos de riqueza, fama e poder. Nós evoluímos através destes desejos sociais durante milhares de anos, actualizando toda a possível combinação e aspecto deles. Desta perspectiva, estrelas de cinema, ídolos desportivos ou políticos são todos "manifestações" dos desejos sociais que evoluem dentro da humanidade.
Mas hoje, os Cabalistas explicam, um novo tipo de desejo está a surgir dentro da humanidade, um que não podemos preencher através dos nossos corpos ou através de outras interacções uns com os outros. Este desejo é ainda difícil para que o consigamos definir, e não sabemos verdadeiramente como o preencher - ele é o desejo de realizarmos o propósito da nossa existência.
Enquanto sempre houveram indivíduos em toda a geração que imaginaram, "Porque estou eu aqui?" agora é a primeira altura na história em que esta pergunta está a despertar em massas de pessoas, e exigindo ser respondida.
O Preço da Insatisfação
Então como se relaciona isto à crise que a nossa jovem geração está a enfrentar? Porque eles estão no pico da evolução dos desejos, eles sentem inerentemente que o dinheiro, fama e poder não os irão levar à verdadeira felicidade. Isto não significa que os miúdos de hoje não tenham desejos por nada; pelo contrário, eles têm um enorme desejo: eles simplesmente não sabem como o satisfazer.
É na verdade simples: Se eu quiser a sério um cachorrinho para o meu dia de aniversário, eu não vou ficar feliz se você me der um novo conjunto de roupas. Mesmo que as roupas me fiquem muito bem, elas simplesmente não vão condizer com o desejo que tenho dentro de mim. Para os nossos jovens, é assim com qualquer tipo de prazer. Eles vão de um desejo para o próximo a uma velocidade relâmpago, e continuam para se encontrarem a si mesmos insatisfeitos.
Na altura em que forem adolescentes, muitas crianças estão desiludidas e cínicas com a habilidade dos seus pais de lhes mostrar como serem felizes. Elas não vêem porque devem trabalhar duro para alcançar os objectivos que os adultos lhes propuseram. Por outro lado, elas não sabem por que mais se esforçarem. Para nós, pode parecer-nos que os miúdos de hoje são preguiçosos, mas a sua falta de motivação é na verdade uma expressão de desespero. Em casos extremos, o seu desespero é tão doloroso que a vida em si mesma parece sem sentido e o suicídio parece ser a única resposta.
Para lidar com isso, muitos adolescentes adoptam atitude "A vida é curta; come a sobremesa primeiro," desde que seja fácil de obter. O resultado é a "perpétua criança," incapaz de manter um relacionamento familiar ou no trabalho assim que requisite esforço a sério. Estas crianças são também vulneráveis ao apelo das drogas, álcool, e esquemas de ficar rico depressa, dado que todos estes prometem prazer intenso por virtualmente nenhum esforço.
Outros adolescentes reagem ao seu sentido de vazio com raiva, chicoteando os seus pais e uma sociedade que foram incapazes de lhes providenciar um propósito com sentido para as suas vidas. E por vezes esta raiva irrompe numa violência horrenda, tal como os tiroteios nos centros comerciais.
Responder às Suas Necessidades
A incapacidade das gerações mais jovens de compreender e preencher os seus desejos é a própria fonte dos seus problemas. Sem orientação das gerações anteriores, os adolescentes estão no escuro à medida que tentam encontrar maneiras de satisfazer este desejo sem nome dentro deles.
A popularidade de filmes tais como The Matrix, O Senhor dos Anéis, e Harry Potter reflecte o desejo por algo além do que podemos encontrar neste mundo. A explosão de interesse nas religiões New Age, misticismo e filosofias Orientais também apontam para uma necessidade crescente dos mais jovens de encontrar sentido na vida.
De forma a ajudar as nossas crianças, devemos deixa-las saber que há uma razão pelo vazio e confusão que elas sentem. Precisamos de lhes mostrar onde elas se encaixam no curso geral de desenvolvimento da humanidade - e deixa-las ver que elas representam a fase final da evolução dos desejos. E nós temos de lhes providenciar com uma maneira de se desenvolverem e preencherem os seus desejos.
A Cabala pode ajudar-nos a providenciar tal orientação ao dar aos jovens um entendimento tangível do propósito da sua existência. E assim que as nossas crianças sabem qual é o seu propósito, elas irão ficar motivadas para ir atrás dele. Apatia, cólera, depressão e desespero irão abrir caminho à mesma energia apaixonada com a qual os seus pais e avós perseguiram o "sonho Americano" - a busca de dinheiro, honra e fama.
As nossas crianças serão capazes de ir até locais e alcançar estados de felicidade sem fronteiras, mas devemos providenciar-lhes as ferramentas e orientação para a sua jornada. Ao o fazer, iremos salva-las de imensa miséria, permitindo-as a encontrar a verdadeira felicidade, e acelerar o caminho de todos para o verdadeiro propósito da existência.
Materiais Relacionados:
Obtenha um curso gratuito no Bnei Baruch Learning Center! Inscreva-se para começar um curso de aprendizagem própria imediatamente &/ou juntar-se ao curso de vídeo ao vivo que começa a 6 de Janeiro, 2010. Clique aqui para se registar
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal