O Zohar, Capitulo “Bo (Vem até ao Faraó),” Item 57:”E Ele plantou aquela semente num justo, que é Yesod de Zeir Anpin, o jardineiro do jardim.”
Eu tenho de imaginar que eu tenho uma propriedade dentro de mim chamada “Yesod de Zeir Anpin,” também conhecida como o “homem justo.” É aqui que a minha semente se encontra, um ponto do qual eu irei eventualmente crescer.
“E Ele plantou aquela semente num justo, que é Yesod de Zeir Anpin, o jardineiro do jardim. E a semente no jardim, que é Malchut, é a ocultação e esconderijo dessa luz. Isto significa que a ocultação não é ausência, mas pelo contrário, ela é uma semente de bênção, que a ocultação em si mesma se irá tornar luz uma vez mais, como uma planta que brota da semente.”
Baal HaSulam menciona este exemplo no seu artigo "Liberdade de Escolha." Precisamos de nos "implantar" num grupo Cabalistico como uma semente é semeada na terra de tal maneira que nos "rejeitamos" (diminuimos) a nós mesmos perante o grupo. Se fizermos isso iremos tornar-nos uma semente que se decompõe, "apodrece" no chão de forma a deixar a árvore crescer.
IN LAITMAN.COM