O Zohar, Capitulo “Pekudei (Contas),” Item 15: Quando o Criador disse a Moisés, “Faz o Tabernáculo,” Moisés ficou desnorteado; ele não sabia o que fazer até o Criador vivamente lhe mostrar, como está escrito, “E vê e fá-los conforme seu padrão, que te está a ser mostrado a ti na montanha.” “No seu padrão” significa que o Criador mostrou a Moisés tudo na sua superior, forma espiritual, e cada uma das formas espirituais acima estava a fazer a sua forma similar à forma fictícia que foi feita abaixo, na terra. Foi assim que Moisés soube.
É nisto que o nosso trabalho consiste de pois o mundo espiritual não tem uma forma e nós não sabemos o que é a Luz Superior por si mesma. Esta noção não existe de todo separadamente da criação. Nós podemos alcançar e defini-la apenas em relação a nós mesmos e através das nossas sensações. Contudo, as nossas sensações são imaginárias porque sentimos sempre reacções a uma influência exterior. Nós nunca descobrimos o que está verdadeiramente a acontecer fora de nós pois nós não nos conseguimos extrair a nós mesmos dos nossos sentidos perceptivos.
Acontece que um pode percepcionar adequadamente apenas à medida da similaridade das suas propriedades com as propriedades espirituais. Quando as propriedades do homem e do Criador coincidem, o homem revela o Criador à medida dessa similaridade. Inicialmente, nós podemos apenas percepcionar a forma imaginária deste mundo. O nosso trabalho consiste de nos elevarmos acima dele e pedir que a forma Superior espiritual se revista nele. Assim que tenhamos estas duas formas em que uma está confinada dentro da outra, nós iremos adquirir a percepção adequada do mundo.
IN LAITMAN.COM