O Comentário Sulam não é simplesmente um acréscimo ao texto de O Zohar. Baal HaSulam escreveu-o e uma maneira especial para que quando lemos este comentário juntamente com O Zohar, ele age como um professor que pega no material e o torna formas diferentes em respeito a nós. Por outras palavras, O Comentário Sulam não é apenas uma explicação formal usando termos Cabalisticos que explicam o mecanismo de relacionamentos entre os mundos espirituais, Partzufim, e Sefirot. O Commentary ajuda O Zohar a se exprimir a si mesmo como um professor que apresenta o material de estudo ao estudante de uma maneira mais clara e adequada.
Quando escutamos O Zohar com O Comentário Sulam, é como uma tradução com informação adicional que o tradutor acrescenta para nos ajudar a sentir o original melhor. É como se fosse traduzido para nós de Chinês, acrescentando clarificações ao texto sobre a natureza do país. Ele dá-nos informação sobre circunstâncias anexas (similar a uma lista de anotações seguras num documento) de forma a nos ajudar a percepcionar o material mais claramente e sentir mais próximos do texto. Esta explicação é construída como uma escada (Sulam).
Afinal de contas, O Zohar é esta grande estrutura que contem toda a criação alcançando de nós até ao próprio Mundo do Infinito. Em acrescento, nós não recebemos o inteiro Zohar; temos apenas uma pequena parte dele. Com o seu Comentário, Baal HaSulam suplementou o que nos falta de O Zohar, em acréscimo a o organizar como uma escada. Independentemente da ordem na qual o lemos, o Comentário passa através de uma certa matriz, e trabalha em organizar dentro de nós os graus (degraus da escada) que podemos usar para ascender para cima, degrau a degrau.
IN LAITMAN.COM