O que significa escapar de si mesmo, do seu Egipto?
Eu agarro-me a tudo o que eu posso possivelmente carregar e correr só para me esconder a mim mesmo. Mas não há para onde fugir, se há absoluta escuridão Egípcia à minha volta? Estou trancado dentro do meu desejo, então para onde posso eu fugir dele? Afinal, eu não tenho nada mais.
Eu posso ser incapaz de fazer isto por minha conta, mas eu preciso de aspirar para isso. Caso contrário, eu não tenho chance de sobreviver. Uma pessoa pega em todos os vasos dos Egípcios e foge do Egipto à noite, no escuro. Para onde pode ela fugir se há escuridão à sua volta? O próximo estado é também escuro, mas ela sente que ele está mais próximo da liberdade.
Mesmo se eu odeio os outros neste momento e não estou conectado a eles, eu ainda sei que o próximo estado é mais avançado. Por outras palavras, eu saio dos meus desejos para os desejos do meu próximo tanto quanto eu possivelmente posso. Eu simplesmente fujo. Contudo, eu não vejo qualquer Luz neles por agora. Eu preciso de mostrar a minha prontidão de sair deles apesar da escuridão.
Eu alcanço o Mar Final (o Mar Vermelho), e estou pronto para saltar para ele, dado que eu vejo que não há nada a brilhar para mim atrás, e eu sou incapaz de permanecer no meu ego mais. Estou pronto a matá-lo só para entrar nos desejos comuns, os desejos do meu próximo.
Apesar do facto de que eu não receberei nada para mim mesmo lá, eu vejo que o próximo grau, um espiritual, está situado lá. Uma pessoa compreende que os desejos externos das outras pessoas são de um grau superior em relação aos seus próprios, desejos internos.
IN LAITMAN.COM