Cabalistas Sobre O Livro Do Zohar
O poder de estudo de O Livro Do Zohar elimina todas as sentenças de Cima.
—Ravs de Jerusalém, ano 5681 (1941)
Porque Israel está destinada a provar da Árvore da Vida, que é o sagrado Livro do Zohar, através dele, eles serão redimidos do exílio.
—O Livro do Zohar, Naso, Item 90
O que não se empenhou na sabedoria da verdade, que não a quis aprender quando sua alma quis elevar-se ao Jardim do Éden, é rejeitado de lá com desonra. …E não siga o exemplo dos grandes na Torá no revelado que não se querem empenhar nesta sabedoria, dado que as palavras de nossos sábios no Midrash e em O Zohar são mais verdadeiras que os maiores nesta geração.
—Sefer HaBrit (O Livro do Convénio), Parte 2, Artigo 12, Capitulo 5
Muitos tolos escapam de estudar os segredos do Ari e O Livro do Zohar, que são nossas vidas. Se meu povo me tivesse em atenção…eles teriam mergulhado no estudo de O Livro do Zohar…. Eles teriam revogado todas as duras sentenças e estenderiam abundância e Luz. A vida do homem depende de O Livro do Zohar e os escritos do Ari, para estudar com santidade, alegria, e agradabilidade, com temor e com amor, cada de acordo com sua realização e santidade….
—Rav Yitzhak Yehudah Yehiel de Komarno,
Notzer Hesed (Mantendo Misericórdia), Capitulo 4, Ensinamento 20
Certamente, quando a sabedoria é deixada nua, palavras confusas sem entendimento, outro mal nasce daí: Grandes sábios deixam-a de lado, dado que é a natureza dos sábios procurar entendimento sóbrio e saber a profundidade dos assuntos, e não consentir meras palavras. E quando eles viram que não havia nada nas palavras para preencher seu desejo, eles disseram, “Porque devemos nós desperdiçar nosso tempo com o inatingível?”
Outros prejudicaram ainda mais: Eles não apenas o detestaram, mas o difamaram, considerando ingenuidade que as pessoas teriam assumido, para encontrar coisas obscenas e inaceitáveis. Além do mais, eles chegaram a renunciar a sua essência e negar o Sagrado Zohar ser composto por Rashbi (Rabi Shimon Bar-Yochai) e seus amigos. E tudo isto foi porque as palavras dos sábios eram estranhas aos seus olhos, até que consideraram os Tanaaim, as fundações do Rav Yitzhak Yehudah Yehiel de Komarno, indignos de atenção.
—O Rav Moshe Chaim Luzzato (O Ramchal),
Shaarey Ramchal (Portais de Ramchal), Introdução ao Artigo, “O Debate,” p 37
IN LAITMAN.COM