O objectivo do Criador é elevar o homem ao Seu nível. O que significa isto? Nós percebemos a nossa vida dentro da vontade de desfrutar, que foi criada pelo Criador. Esta qualidade é a única coisa que existe fora Dele, é por isso que sinto sempre falta de realização. Nós temos sempre falta de alguma coisa, e aspiramos a algum tipo de prazer. Mas a Luz que chega até à vontade de desfrutar, desaparece imediatamente. Ela anula o desejo, e o desejo não sente satisfação.
Portanto, e porque percebemos a nossa vida dentro do desejo de prazer, a nossa vida é percebida como temporária e transitória, onde tudo desaparece. Cada momento passa e desaparece, em vez de permanecer e tornar-se complementado por todos os momentos posteriores. Por um lado existe o desejo, e por outro lado - o prazer. Quando os dois se encontram, eles são neutralizados, mesmo que o prazer seja mínimo.
É por isso que toda a nossa vida é construída destes pequenos pontos de encontro entre o desejo (Kli) e a Luz, que imediatamente desaparece. E isso continua até que a nossa vida chega ao fim. Por exemplo, suponha que você tem uma quota de desejo - vários milhões de pequenas porções da vontade de desfrutar, que se revelam uma após a outra. Em frente a cada uma dessas porções, há uma Luz que traz a satisfação dessa porção. Em seguida, elas se encontram - e desaparecem. Depois de esgotar a sua quota, a sua vida acaba, e junto com ela toda a sua existência.
No entanto, se no decorrer desses encontros do desejo e da Luz, vocês forem capazes de atingir um estado onde a Luz e o desejo se "agarram" e permanecem juntos, então você começa a sentir a Luz que é percebida no interior do desejo como a vida eterna e infinita. Isso, porque o momento anterior permanece também consigo. Você, então, eleva-se acima da sensação de tempo. Você pára no momento e adquire a existência eterna! Esta é a patente de toda a vida espiritual, que é eterna e perfeita. Isto é o que se pode alcançar através da aplicação da sabedoria da Cabala.
IN LAITMAN.COM