Uma pergunta que recebi: Porque se posiciona o desejo de Bina de dar do lado esquerdo ou o lado receptor?
A Minha Resposta: Na realidade, Bina é o mesmo que Hesed (misericórdia, dar), ao mesmo tempo, é Gevura (superar, prevalecer, ultrapassar) e um lugar em que as Klipot (desejos impuros) são acumulados. Dar e Chochmá são o mesmo. Chochmá irradia a Luz do calor, preenchimento e prazer. Bina representa o desejo da criação de dar. Esta é a qualidade que permite à criação a sentir se ela possui propriedades de dar. Ela é dividida em duas partes: sagrados desejos puros (o recipiente que a Luz é capaz de encher) e desejos impuros (o recipiente no qual a Luz não pode entrar). Apenas quando começamos a atravessar o processo de dar começamos nós a distinguir estes e a realizar se lá pertencemos ou não.
Bina é a próxima fase no desenvolvimento do nível nomenclado Chochmá. Abraão deu origem a Isaac (a linha direita criou a linha esquerda). O desejo de receber prazer cresce maior em Bina em comparação a Chochmá. O desejo de Bina, que não existia na fase de Chochmá e era apenas em potencial nesse passo torna-se mais profundo, que o trás a um nível superior de consciência própria.
Contudo, quando Bina se revela a si mesma, torna-se claro que nem todos os desejos são de uma natureza receptora. Existem alguns desejos de “pura recepção” que não se “preocupam” com o Criador, tais desejos são chamados “Esau” e “Pharaoh.” Estes desejos de receber têm raiz em Chochmá, mas eles não têm uma chance de se manifestarem a si mesmos na fase de Chochmá com algumas raras excepções tais como Lavan (a Luz de Chochmá). Quando Lavan se integra com os desejos impuros por corrigir, ele muda seu nome para “Lavan o Pecador.” Por outras palavras, a divisão em impureza e santidade (branco e preto) acontece apenas quando nós começamos a trabalhar para alcançar o dar. Antes disso, não há tal coisa como “pecadores” ou “homens justos.”
Então, na sua parte superior, Bina constitui o poder puro de dar que a faz similar a Keter. Gevurot (poderes de limitações), a linha esquerda, Klipa, e os “grandes pecadores da Torá” derivam da parte inferior de Bina. O mesmo se aplica a Keter; a Torá e sua Luz mais alta pode tornar-se o elixir da vida ou em veneno mortal. Tudo depende da maneira como a usamos.
IN LAITMAN.COM