Uma pergunta que recebi: Porque é tão difícil admitir que sou um egoísta e de descobrir o mal dentro de mim?
A Minha Resposta: Porque uma pessoa é um ser vivo, ela possui uma força protectora. Ela tem de se proteger a si mesma, a sua vida, sua natureza, e o seu "Eu" similar a como a casca (Klipa) protege uma maça à medida que esta cresce. Se há um defeito na casca, então a maçã apodrece sem sequer alcançar o estado de amadurecimento. Desta forma, a casca deve estar sempre lá para a proteger.
O ego é a Klipa e deve protegido enquanto o desejo dentro dele cresce. Quando o desejo contido no interior se torna cheio, então a Klipa pode ser removida e o desejo (a fruta contida no interior) usada. Desta forma, desde que cresçamos, o nosso egoísmo protege-nos constantemente não nos permitindo aperceber do mal porque esse mal é ainda insuficiente. Se não houvesse qualquer Klipa, choraríamos e gritaríamos ao Criador como uma pequena criança que chora e chama pela sua mãe por toda a pequena ocorrência que lhe acontece a ela.
O nosso ego tranca-nos do interior, fazendo-nos um "coração de pedra" e prevenindo-nos de pedir ao Criador por correcção. Uma pessoa diz, "Eu sou um homem e eu não vou pedir-te nada. Além do mais, Tu irás fazer o que quer que eu queira." Então, opomo-nos ao Criador e travamos uma guerra de poder com ele. É por isto que Faraó disse, "Quem é o Criador para que eu escute a Sua voz?" Nós queremos que o Criador faça tudo o que desejamos. Nós não nos voltamos a Ele com um pedido, mas com uma exigência.
Certamente, a exigência tem de estar presente, mas ela tem de vir do completo, maduro ego, a "inclinação do mal." Alcançar isto leva tempo pois é muito difícil para uma pessoa chegar a aceitar o facto de que ela é uma egoísta. Independentemente, eventualmente, sob a influencia da Luz, um alcança o ponto de quebra, um estado chamado "o portal das lágrimas" em que uma pessoa sente que ela não tem nada.
Nesse ponto, uma pessoa está pronta para tudo. Ela diz ao Criador, "Faz o que quiseres. Eu não me importo se não receba nada. Eu não me importo se não tiver nada. Deixa-me só deixar de ser quem sou! Leva tudo, mas por favor tira-me deste estado! Eu não o consigo suportar mais pois sou oposto ao dar." Este é um ponto de crise interno que se tem de tornar revelado numa pessoa.
IN LAITMAN.COM