Duas perguntas que recebi em nos relacionamos ao nosso ambiente:
Pergunta: Numa das suas lições nos Estados Unidos, você disse que pessoas que já estão prontas para uma nova visão mundial devem voluntariamente limitar as suas necessidades às necessidades minimas do corpo de comida, abrigo, lazer e conhecimento. O que devemos fazer com o resto da nossa vizinhança tais como crianças, esposas, e pais, que não estão prontos para se limitarem a si mesmos? É suficiente limitar-me a mim mesmo dando aos que me rodeiam o que eles desejam, e mostrar-lhes que o meu caminho é correcto apenas através de exemplo pessoal? Por falar nisso, eu agi desta maneira toda a minha vida, e em troca todos à minha volta me odeiam tacitamente e me mandam a baixo.
A Minha Resposta: Se a sua cabeça está “nas nuvens,” então ele não tira naturalmente mais que as necessidades deste mundo. ele não tem de se limitar a si mesmo porque isso vem a ele naturalmente. Esta é a atitude que um tem quando se apercebe que o mundo inteiro é uma família.
Se as pessoas à sua volta o odeiam e o mandam a baixo, é provavelmente porque você as está a forçar ou a proibir de algo.
Pergunta: Pode uma pessoa fazer outra pessoa sentir uma carência ou necessidade (seja espiritual ou corpórea)?
A Minha Resposta: O meio ambiente pode evocar ou suprimir qualquer desejo terreno em qualquer um (veja o artigo “A Liberdade”). Além do mais, se uma pessoa tem um ponto no coração, a sociedade pode acelerar o seu desenvolvimento.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Influence of the Environment
Kabbalah Today Article: The Freedom Blues
Baal HaSulam Article: “Peace in the World”
Society as a Condition for Attaining Spirituality
IN LAITMAN.COM