Uma pergunta que recebi: Baal HaSulam escreve sobre coisas pelas quais a humanidade atravessou há muito tempo atrás – socialismo e comunismo. Não são estas coisas antiga história agora, e nós não queremos voltar para elas?
A Minha Resposta: A nossa inteira realidade dentro do nosso desejo egoísta, que se desenvolve e atravessa diferentes fases até que ele cresce gradualmente sob a influência da Luz Superior. É também por isso que o desejo inventa várias teorias a respeito de que tipos de relacionamentos são mais benéficos para ele ter com a sua natureza e com a sociedade humana. É de acordo com isto que a sua atitude para o socialismo, Marxismo, e todos os outros períodos muda.
Não é determinado por quão "desenvolvidos" ou "subdesenvolvidos" nós somos, mas apenas pela influência da Luz Superior sobre nós. Isso leva-nos a várias estruturas sociais de forma a desenvolver o nosso egoísmo. Desta forma, nós temos de compreender a maneira pela qual a Luz Superior nos leva através de todas as formações sócio-económicas porque então iremos compreender sobre que Baal HaSulam escreve no seu jornal, A Nação, e isto irá também nos ajudar a compreender as coisas que nos estão a acontecer a nós hoje.
Baal HaSulam pensa que Marx alcançou uma consciência do processo da correcção pela Força Superior, mas pensou que as pessoas revelariam o seu nascimento espiritual, que é inerente na natureza, por si mesmas, através da prática. Contudo, Baal HaSulam determinou que esta teoria pode apenas ser aplicada numa sociedade desenvolvida, em vez da Rússia, que era socialmente e politicamente retrograda.
IN LAITMAN.COM