Os Cabalistas nos dizem que o homem é parte integrante da natureza e é inteiramente governado por ela. Assim, dentro dos parâmetros do nosso mundo, não devemos dar ênfase às acções externas das pessoas ou considerá-las como "causas", porque todas as acções neste mundo são na verdade efeitos ou consequências das forças que regem as nossas vidas.
A única verdadeira independência para uma pessoa é na ascensão espiritual, que ocorre através do processo de aquisição da qualidade de doação e amor. Isto significa a aquisição de semelhança com o Criador, que é conseguido através da metodologia Cabalística de atrair a Força Governadora Superior, também chamada de "Luz Circundante". Por outras palavras, não temos o poder de alcançá-lo por conta própria, mas apenas com ajuda do Criador e Sua luz.
Exemplos históricos demonstram como a natureza governa um ser humano e a sociedade como um todo, modificando o meio ambiente. Por exemplo, durante o último período glacial (a era glacial menor, de 1650-1720 EC), quando, como resultado da actividade solar diminuiu, toda a Europa foi "tomada" pelo gelo, e resultaram várias revoluções e tumultos. Esse fenómeno ocorreu em muitas partes do mundo simultaneamente. No entanto, a verdade da questão é que apenas o desejo humano de auto-aperfeiçoamento é capaz de provocar uma resposta tão forte da natureza a nível físico, terreno, criando assim condições adequadas para promover o nosso desenvolvimento pessoal e social.
Assim, somente o nosso progresso interior e divulgação externa da Cabala (o método de correcção) é capaz de fazer a sociedade perceber que, não só o auto-aperfeiçoamento do mundo não funciona, mas como o verdadeiro aperfeiçoamento só se torna possível ao envolver as forças da natureza - o Criador e Sua Luz Circundante.
IN LAITMAN.COM