O Zohar, Capitulo "Shemot (Êxodo)," Item 250: Por medo que eles misturassem as tribos com o resto das nações… Ele os exilou ao Egipto, que foram orgulhosos e desprezados e detestados Israel. E eles lá estiveram até à iniquidade dos Amoritas ser completa e eles vieram até à sua própria terra, pois não mais havia medo de misturar com o resto das nações.
Como nos aproximamos ao desejado estado quando nós construímos a linha do meio dentro de nós mesmos? A linha do meio que é nossa similaridade à Luz, a O que dá, ou o Criador acontece precisamente devido ao estado chamado "o Exílio Egípcio" que se torna revelado dentro de nós.
O meu desejo egoísta torna-se tão grande que eu sinto que estou trancado nele e que ele me controla. Então, eu começo a discernir entre mim mesmo e minha natureza, entre mim mesmo e o meu egoísmo, ou entre mim mesmo e minhas propriedades.
Eu gostaria de mudar as minhas propriedades, mas eu sou incapaz de o fazer. Eu vejo que elas me prejudicam; Eu percebo que eu me corrompo a mim mesmo, à minha vida, à vida dos que me são próximos, e ao mundo inteiro. Eu coloco-me a mim mesmo e a todos os outros em perigo pois eu existo neste sempre crescente egoísmo sem fim que eu não consigo temperar. Todavia eu sou incapaz de fazer o que quer que seja com ele.
Então, vem um estado em que uma pessoa começa a perceber que a força agindo nela é uma força estranha. Ela não se identifica a ela mesma com ela mais. Ela começa a percebe-la como um amargo inimigo. Isto é chamado, "Agora um novo rei se levantou sobre o Egipto” (Êxodo, 1:8). Uma pessoa começa a sentir que um novo domínio se revelou, e que isto não é ele mas outra pessoa qualquer que prepara tudo isto para ela. Pode ser a Natureza ou o Criador, mas não é ela. Ela não sabe como se libertar a si mesma disso.
Como se do lado, uma pessoa agora vê o seu desejo de receber prazer como algo estranho a ela. Ela começa a discernir o Criador como um Que organiza tudo isto para ela. Ela já tem a mesma atitude tanto para o Faraó e para o Criador.
Ela então experimenta uma divisão interna, a realização que lá existe a Força Superior que determina tudo o que acontece com ela. Porém, esta revelação não acontece por si mesma, mas apenas após múltiplas horas de estudo, se unir com amigos no grupo, e trabalhar em disseminação durante os quais uma pessoa se encontra praticamente empenhada na sabedoria da Cabala.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Journey From Nothingness To Perfection
Laitman.com Post: Everything Depends On Us
The Way to Yourself [23:55]
IN LAITMAN.COM