Uma pergunta que recebi: Qual é a lógica em “fé acima da razão?”
A Minha Resposta: “Fé acima da razão” tem a lógica do Superior. A lógica do inferior é quando eu vejo o mundo através da minha mente e sentimentos. É assim que eu vivo. Eu progrido ao longo da superfície plana, apenas no meu nível, e eu nunca posso subir mais alto. Isto é chamado “fé abaixo da razão,” ou “fé como razão.” A fé não determina as minhas acções; fé, que é a propriedade de dar não está acima da razão.
Em “fé acima da razão,” é como se eu tirasse os meus óculos e não vejo nada excepto o Superior. Eu estou pronto para me juntar ao Superior no que quer que Ele deseje. Eu quero adquirir Sua sensação e conhecimento pela força de adesão com Ele. Com esta acção eu estou disposto a me cancelar completamente a mim mesmo, a separar as minhas “definições.”
Quando eu adquiro o Seu grau, eu recebo a Sua fé (Sua propriedade de dar) e conhecimento que são mais elevados que os meus. Através de um maior dar eu também adquiro conhecimento superior. Isto é chamado “fé acima da anterior razão.” Desta maneira eu alcanço um grau superior.
Desta forma, os que procedem por “fé acima da razão,” na verdade acrescentam conhecimento uma vez que eles têm novos vasos de percepção. É por causa de conhecimento, realização, a Luz de Chochmá, espalha-se apenas na Luz de Hassadim (dar, fé).
Ao passo que os que não podem subir acima de sua razão na mente animal, seguram-se ao seu presente estado, não desejando nada maior; eles não podem cancelar sua opinião perante um grão superior, perante um professor. Logo eles não irão alcançar nada, e permanecem “animais.” Eles serão “espertos e razoáveis” dentro dos limiares de suas mentes, mas eles não irão sequer realizar que existe uma sabedoria superior. Afinal, uma sabedoria superior parece sempre carenciar de qualquer presente fundação.
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 4/14/10, O Zohar
IN LAITMAN.COM