Uma pergunta que recebi: Como posso eu tornar-me similar ao Criador se Ele não tem forma?
A Minha Resposta: O Criador não tem forma como nós o entendemos normalmente neste mundo. A Luz não tem forma, e nem o grau superior tem. Rabash escreve que todos os mundos, quando eles não estão revelados nos nossos desejos (Kelim), são a Luz do Infinito.
Não existem mundos que existam fora do homem. Em relação ao seu sistema interno ou a Alma, os “mundos” é um sistema externo dentro dele. Devido a isto, nós damos forma a tudo incluindo o Criador.
O Criador (Bo-Re) significa “vem” (Bo) e “vê” (Re). Ao mudar e melhorar nossas qualidades, nós construímos uma forma externa do nosso desejo por corrigir de receber prazer. à medida que nós corrigimos nossa atitude para esta forma externa (isto é, corrigimos nosso desejo egoísta), esta forma externa conecta-se dentro de nós.
Cada grau inicialmente aparece como externo a nós. Então, através de nosso trabalho com nosso ambiente, nós temos de elevar seu valor aos nossos olhos e vê-lo como supremo e desejável. Ao fazê-lo nós alcançamos amor por um novo grau ao odiá-lo. Nós desejamos este grau e mudamos nossa atitude egoísta para ele em aspiração a dar a ele. Desta forma nós alcançamos este grau Superior. É como se o absorvêssemos ou “tornamos um odioso num amado.”
Nós fazemos isto uma e outra vez até que nós incorporamos o universo inteiro em nós mesmos e começamos a percebê-lo como sendo nosso.
Da Preparação para a Lição Diária de Cabala 4/19/01, Shamati #225
Material Relacionado:
Laitman.com Post: There Is No Empty Space, All Is Filled With Desires
Shamati #225: “Raising Oneself”
Video: Connecting The Opposites – 5 Minutes Of Light (5:54)
IN LAITMAN.COM