Uma pergunta que recebi: Como verifico eu se ascendi verdadeiramente na escada espiritual e não me enganando a mim mesmo para agradar a meu egoísmo?
A Minha Resposta: Do Mundo do Infinito até ao nosso mundo e de volta ao Mundo do Infinito, para lá há uma escada de degraus espirituais que diferem em densidade ou grosseria de desejo (vontade de receber) e sua tela que a transforma em dar. Todas as diferenças estão apenas nas telas.
À medida que eu estou a ascender nos degraus, a medida de meu dar aumenta em equivalência à que existe no próximo nível superior, todavia meu carácter, os atributos originais, permanecem os mesmos. Todavia, cada um de nós ascendendo o mesmo degrau dá de uma maneira diferente, no seu estilo pessoal.
No nosso mundo, que em referência ao mundo espiritual aparece apenas como um degrau, existem 7 biliões de pessoas, todas as quais são diferentes. Similarmente, em qualquer um dos 125 degraus dos mundos espirituais, existem 7 biliões, e todos eles são diferentes, mas eles existem numa forma comum. No mundo espiritual todos existem em prol de doar; mas cada degrau difere no tipo de dar.
Parece-nos a nós que a única diferença está na quantidade: maior ou menor dar. Contudo, os 125 degraus não diferem na quantidade de dar, mas em vez disso cada um deles é um relacionamento absolutamente diferente com o Criador, outro tipo de conexão. É por isso que eles estão separados um do outro.
Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 5/25/10, “Prefácio ao Comentário Sulam”
IN LAITMAN.COM