Uma pergunta que recebi: Como é que o Superior trás o inferior pelos degraus acima da escada espiritual?
A Minha Resposta: O grau Superior troca para o seu estado inferior (Katnut) e desce até ao inferior apresentando-se a si mesmo ao inferior como mais pequeno. Nós fazemos a mesma coisa quando brincando com crianças. Nós queremos que as crianças tenham sucesso, então nós baixamo-nos e deixamos-as ganhar o jogo. Nós baixamo-nos para estabelecer uma conexão com elas.
Isto é como um mentor, que age entre crianças tal como se ele fosse como elas; então gradualmente ele começa a mudar, para modelar um comportamento mais desejável, para que as crianças o pudessem ver como um exemplo de uma criança corrigida. Primeiro, o mentor apresenta um exemplo como uma criança, não como um adulto, para que as crianças se possam relacionar a ele. Nós sabemos que as crianças aprendem mais prontamente de outras crianças que dos adultos.
Isto é porque o ambiente impacta as pessoas apenas se as pessoas nele estão como iguais. Amigos devem ser em termos iguais; então eles podem servir como exemplo um ao outro. Se eu sinto que um amigo é maior que eu sou, ele não é mais meu amigo. Eu aprendo do mesmo nível em que eu estou.
É da mesma maneira no mundo espiritual. O Superior desce ao inferior e torna-se identico ao inferior em tudo, e fazendo-o, ele une-se com o inferior. O inferior não se anula a si mesmo perante o superior dado que eles são aparentemente iguais; logo, eles podem-se unir em termos iguais. Depois disto, o Superior pode ascender e trazer o inferior para cima consigo.
De forma a ascender com o Superior, o inferior deve anular os seus desejos receptores (AHP), mas permanecer unido com o Superior como um igual, nos desejos dadores (Galgalta ve-Eynaim). Assim, quando o Superior desce até mim, eu não o percepcionarei como um superior porque ele se tornou o mesmo como eu. Se um adulto de 2 metros brinca com uma criança enquanto condizendo as emoções da criança e comportamentos, a criança não o percepcionará como um alto adulto. A criança pensa que o adulto é tal como ela. Sem esta similaridade da perspectiva da criança, não haveria qualquer contacto entre eles!
A verdade é que eu não me posso unir com qualquer um se ele não está no mesmo degrau comigo, no mesmo nível, nas mesmas qualidades, não mais, não menos. Então pode haver uma conexão entre nós, mas não antes!
Isto é como em ondas de alta frequência, se você pisar ligeiramente além dos limites da frequência, a conexão desaparece. É o mesmo para a conexão espiritual: Nós temos de alcançar precisamente absoluta congruência, não mais, não menos, no mesmo nível. Caso contrário, não haverá qualquer contacto, um não penetrará o outro.
Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 5/25/10, “Prefácio ao Comentário Sulam”
IN LAITMAN.COM