No passado, as pessoas que queriam alcançar a espiritualidade tinham de se atormentar e restringir seu corpo para anular seu desejo egoísta e adquirir uma nova, natureza dadora. Isto foi costume no tempo de nossos patriarcas e os sábios do Mishná. A era do Talmud seguiu-se e os sábios dessa era, os Cabalistas desse tempo, mudaram a condição para transformar nossa natureza egoísta numa dadora e espiritual por meios de seu próprio trabalho espiritual.
Cada período apresentou sua própria parte corrigida no sistema comum da alma. Como resultado, o sistema tornou-se parcialmente corrigido, tornando-o possível para as almas não corrigidas ainda recebessem ajuda da parte corrigida. Logo, nós não mais precisamos de nos atormentar e limitar nosso corpo. Na verdade, nós não somos sequer capazes de o fazer devido ao nosso enorme egoísmo. Os sábios do Talmud tornaram nosso caminho mais fácil, e a parte do desejo que nós teríamos de corrigir ao atormentar o corpo pode agora ser corrigida pela Luz que Corrige.
Os patriarcas e os sábios do Mishná corrigiram-se a si mesmos ao executar duas acções: atormentar o corpo e atrair a Luz da Torá. Em contraste, os sábios do Talmud corrigiram o sistema para que em vez de sofrermos, nos possamos corrigir com a Luz da Torá. Isto é de importância crucial para os nossos tempos pois quem tem a força para renunciar às concretizações da civilização moderna?
Os Cabalistas do Talmud corrigiram-se a si mesmos e sua conexão no sistema comum, tornando uma enorme parte corrigida. Eu nasço por corrigir e um pecador, mas eu existo num sistema que contem muitas partes corrigidas, que o sustentam. E se eu me quero corrigir a mim mesmo, há alguém a quem posso pedir ajuda e com quem me conectar. A bola está agora no meu campo.
Da 3ª Parte da Lição Diária de Cabala 5/26/10, Introdução ao Estudo das Dez Sefirot
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Choice Of The Environment Determines Our Future
Laitman.com Post: A Spiritual Ladder Anyone Can Climb
5 Minutes Of Light: “The Ball Is In Your Hands”
IN LAITMAN.COM