Um “amigo” não é simplesmente qualquer pessoa; ele é um companheiro que se encontra à minha frente. Gradualmente eu adquiro amor por ele de forma a alcançar amor pelo Criador. Esta fórmula é rígida e não muda. Primeiro eu apelo ao Criador, e de forma a me conectar a Ele, eu tenho de me unir com meus amigos.
Eu trabalho no amor de amigos porque essa é a condição necessária para alcançar amor pelo Criador. Um amigo e o Criador estão ligados porque em respeito ao meu desejo de receber prazer, eles são iguais. O Criador e meu amigo são igualmente distantes de mim, e eu relaciono-me a eles da mesma maneira.
O Criador é puro dar. Eu odeio o meu amigo tanto quanto eu odeio o dar, e desta forma, eu rejeito-os ambos. Se eu não alcançar esta atitude e vir o meu amigo e o Criador da mesma maneira, então eu não posso trabalhar adequadamente. Isto é similar a alinhar o seu olho para apontar a um alvo. Se a minha pontaria é mais para o Criador, ou mais para o meu amigo, então ela não é mais precisa. Eu devo apontar precisamente ao alvo, para que o que aspire pelo Criador (Isra-El – directamente ao Criador) e o Criador (a Luz da correcção) fundem-se num único todo.
Um grupo Cabalistico é um recipiente espiritual, um sistema de almas, enquanto o Criador é O que o preenche. O recipiente torna-se tal como a Luz. Então eu apercebo-me que é uma e a mesma dado que não há Luz sem um recipiente (Kli).
Tudo se funde em um. O grupo torna-se o modelo do Criador para mim. Na minha atitude para eles, eu aprendo como me relacionar a Ele, seja para amar ou para o odiar. Certamente a única maneira de se relacionar ao Criador é com o dar. Então, é me apresentado o grupo para testar quanto eu posso dar. O meu ego é o que cria a distância, a disparidade de forma entre o Criador e o grupo. Se não fosse o meu ego, então não haveria diferença entre eles.
Então porque sinto eu uma diferença agora? É apenas porque eu desejo receber prazer do Criador e nada do grupo. Essa é a única diferença.
Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 5/26/10, Artigo, “O que ‘Ama-te a Ti Mesmo como a Teu Amigo’ Nos Dá?”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Entry Point Into Spirituality
Article: “Love for the Creator and Love for the Created Beings”
Moments From the Daily Kabbalah Lesson: “Love of Friends”
IN LAITMAN.COM