Uma pergunta que recebi: Há um dizer na Torá que se tornou muito popular mundialmente: “Vida por vida, olho por olho, dente por dente.” O que significa isto de um ponto de vista Cabalistico?
A Minha Resposta: Onde houve uma quebra, agora uma correcção é necessária no mesmo grau, no mesmo nível, e na mesma forma. Onde o desejo foi corrompido, nós devemos agora corrigi-lo, torná-lo adequado para uso.
Nós precisamos de discernir correctamente onde a quebra tomou lugar, e corrigi-la no mesmo lugar exacto. Porquê? Ao o fazer, nós estudamos o que o Criador fez, a esperteza de Seu plano, e como Ele me faz tropeçar em cada estado para que eu exigisse Sua ajuda e aprendesse de Seu trabalho.
O trabalho inteiro na correcção é chamado o trabalho do Criador porque eu discirno a corrupção, pego em Ele pela mão, trago-o a esse lugar, e peço que Ele a corrija. Eu imagino em avançado como este estado deve ser corrigido. Assim que Ele o corrige, eu complemento-O, e desta forma, Ele e eu caminhamos juntos. Desta maneira, nós estamos conectados ao Criador.
Se nós fossemos capazes de fazer esta correcção por nós mesmos, eu não teria uma ligação com a Força Superior. Se o Criador fosse capaz de o fazer sem mim, então quem seria eu? Qual o objectivo da minha existência? Esta é a única maneira pela qual Ele e eu podemos trabalhar juntos como parceiros.
O Criador lamenta pelos desejos quebrados (Kelim). Por um lado, Ele quer corrigi-los mas, pelo outro, Ele é incapaz de o fazer no sistema geral sem o meu pedido, minha exigência, e precisa instrução sobre o que corrigir e onde. Assim, Ele e eu tornamo-nos verdadeiros parceiros no seu trabalho.
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 5/4/10, O Zohar
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Creator’s Work
Laitman.com Post: Reassembling The Common Soul
Video: Exertion – 5 Minutes Of Light (5:04)
IN LAITMAN.COM