Baal HaSulam escreve na "Introdução ao Estudo das Dez Sefirot," Item 2: "…que há uma famosa e dolorosa pergunta que é colocada por todos na terra: “Qual é o sentido da nossa vida?” A pergunta empurra para o lado todas as outras perguntas e dúvidas relativamente ao estudo da Cabala dado que os anos de nossas vidas que nos são tão custosos a nós e trazem tanta dor e sofrimento. Chegarão as nossas vidas a um fim inevitável? Quem desfruta delas, ou a quem trago eu prazer?
Nós vemos que a nossa vida acaba sem qualquer beneficio ou resultado. Quanto mais a humanidade se desenvolve, mais claramente nós compreendemos isto. Desta forma, desilusão e depressão são os principais problemas no mundo hoje.
Muitas pessoas ao longo das gerações tentaram responder a esta eterna pergunta, mas ela permanece perante nós com toda a sua força e amargura, apanhando-nos desprevenidos, ardendo nas nossas mentes, e envergonhando-nos para a poeira. Afinal, esta pergunta cancela o nosso próprio “EU,” e o homem não pode consentir a isto dado que ela toca sobre a raiz da sua alma.
Se isto não dissesse respeito à nossa essência eterna, nós poderíamos escapar a esta pergunta ao desligarmos as nossas mentes com drogas ou antidepressivos. Contudo, a pergunta sobre o sentido da vida não pertence aos anos da nossa existência corpórea.
A pergunta, “Para que fui eu criado?” vem do meu núcleo e dirige-me para a minha raiz inicial da qual eu posso aprender a razão da minha existência. Porém, por enquanto, nós conseguimos ser subjugados, sem pensamento, ao falhar na bem conhecida armadilha do fluxo da vida.
Nós tentamos enganar-nos a nós mesmos em toda a maneira possível, mas está a tornar-se mais e mais difícil existir de acordo com o esquema: nascimento, escola, universidade, emprego, crianças, velhice e morte. Nós não temos escolha, para resolver esta pergunta, eu preciso de substituir o meio ambiente que me ajuda a esquecer e esconder a pergunta relativamente ao sentido da vida, com um ambiente que me irá ajudar a expor e responder-lhe o mais rápido possível.
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 5/24/10, Artigo “A Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: There Is More To This Question Than We Think
Laitman.com Post: All of Humanity Is Now Coming Out Of Egypt
Talks and Interviews: "What Is The Meaning Of Life?"
IN LAITMAN.COM