O Zohar, Capitulo "VaYikra (O Senhor Chamou)," Item 135: Os sete firmamentos estão acima, e em cada um existem estrelas, sinais, e sóis que servem em todo e cada firmamento. Em todos os firmamentos, existem Merkavot [plural de Merkava — carruagem/estrutura], um em cima do outro, para assumir o fardo do reino de seu Mestre. E em todos os firmamentos existem Merkavot e sóis que são diferentes uns dos outros, encontrando-se um em cima do outro. Alguns têm seis asas e alguns têm quatro asas; alguns têm quatro faces e alguns têm duas faces, e alguns têm uma face; alguns são fogo ardente, alguns são água, e alguns são vento, como está escrito, “Ele faz os ventos Seus mensageiros, labareda de fogo Seus ministros.”
Anjos são forças dos níveis inanimado, vegetativo, e animal em respeito ao homem. Neste mundo o homem existe dentro da natureza inanimada, vegetativa e animal, a qual cria o ambiente necessário para ele. Similarmente no mundo espiritual, entre as forças de nossa alma, existem várias forças dos níveis espirituais inanimado, vegetativo e animal, que são chamadas anjos. Com a assistência destas forças, eu formo minha atitude para o Criador, à medida que eu aspiro direccionar-me a mim mesmo para Ele de forma a encontrar a conexão com Ele. A minha alma existe graças a estas forças; elas são seu meio ambiente. Desta maneira eu avanço.
Anjos são também as forças da alma do homem, que uma pessoa ordena de forma a existir na sua alma. Uma pessoa direcciona todas estas forças para o Criador e desta forma entra em contacto com Ele. Estes anjos não têm nem livre arbítrio, nem sua própria realidade. Elas assemelham-se aos poderes da natureza como nós os conhecemos como a gravidade, as leis da interacção entre moléculas e átomos e grandes e pequenos corpos. Todas estas forças são chamados anjos.
Nós não devemos imaginar anjos como corpos com asas voando por aí! As “asas” de que O Zohar fala são as coberturas ou as telas que eles trazem a uma pessoa. Com a ajuda destas forças, uma pessoa alcança realização própria e então ela tem o poder da tela chamado “um anjo com asas.”
Desta forma, nossa atitude para estas forças deve ser a mesma para a natureza neste mundo. Tudo o que rodeia uma pessoa (com a excepção das pessoas), todos os outros poderes, são anjos. Essencialmente, nós aspiramos sempre ordená-los de uma maneira que é a mais confortável para nós. Isso é similar no mundo espiritual.
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 5/21/10, O Zohar
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Two Angels On The Same Path
Laitman.com Post: Building Your Self Between Two Magnets
Laitman.com Post: Connecting To The Director Of All Reality
IN LAITMAN.COM