Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar:” Não fique surpreso que as acções de uma pessoa tragam elevação ou declínio ao mundo inteiro, pois é uma lei inquebrável que o geral e o particular são tão iguais como duas ervilhas numa vagem. E tudo o que se aplica no geral, se aplica no particular, também.
Na espiritualidade, o geral e o particular são absolutamente equivalentes. Cada pessoa individualmente e todas as pessoas tomadas juntas carregam o mesmo peso. No mundo material nós não conseguimos perceber como pode não importar se há uma pessoa ou um milhão. Contudo, no mundo espiritual, o calculo é diferente. Nós não compreendemos que uma pessoa pode completar ou arruinar a perfeição.
Não é apenas adicionar um a todo o resto. Porque cada pessoa inclui todos dentro de si mesma, sua contribuição não adiciona simplesmente 1% a 99%, preenchendo um certo nicho. Quando uma pessoa está em falta no geral, ela está em falta em cada parte do geral. Nenhuma parte do corpo geral pode funcionar e se sentir saudável se lhe está a faltar um único elemento. É por isso que cada um é equivalente a todo o resto na sua importância.
É difícil compreendê-lo quando vivendo neste mundo porque nós agimos de acordo com as leis da matéria, não propriedades qualitativas. Mas no mundo espiritual, uma – e qualquer – pessoa pode colocar o mundo inteiro em movimento.
No que nós diferimos verdadeiramente, contudo, é a sequência de correcções. Há uma hierarquia estrita na espiritualidade, na qual os desejos mais leves são corrigidos primeiro, seguidos pelos mais densos. Também, há uma certa ordem dentre os lados direita, esquerda e meio.Todavia, a correcção de cada pessoa é igualmente importante.
IN LAITMAN.COM