Uma pergunta que recebi: Como luto eu com a tendência da lição diária de Cabala se tornar só um hábito?
A Minha Resposta: Este é um problema. Hábito entorpece o paladar e reproduz uma atitude de frivolidade, desta forma arruinando tudo. Nós devemos lutar contra esta tendência juntos. Caso contrário nós não seremos capazes de acelerar o nosso desenvolvimento e teremos de esperar pelo rompimento espiritual durante anos.
É impossível mudar este sistema pois ele já existe. Você já está conectado a ele; agora você só precisa de activamente participar nele. À medida do seu envolvimento, você verá que todos os amigos que você previamente considerava por corrigir, na verdade, constituem um sistema corrigido sendo você a única parte por corrigir.
Você não se quer conectar a este sistema, e então ele mostra-lhe a si outras pessoas que aparentemente existem à sua volta, cada com seus próprios desejos. Mas elas não existem na verdade. Você irá subitamente sentir que você existe dentro de um sistema rígido onde só você tem livre arbítrio: de acordar ou não para a espiritualidade para os despertar a eles e eles, em retorno, o despertar a si. Estas são as leis deste sistema, e você é o único com livre arbítrio.
Contudo, enquanto você ainda não está disposto a se conectar a ele, uma peça é apresentada especialmente para si: amigos, montes de pessoas, este mundo inteiro à sua volta, esta confusão toda na vida…. Foi-lhe dada uma oportunidade de organizar estas forças à sua volta, para que elas o despertassem para a espiritualidade via influência externa. Comece a fazer uso da sua inveja inerente, ódio e ambição; inveje os outros, ame-os e odeie-os, desperte-se a si mesmo com todos os meios e todas as qualidades que lhe foram dadas a si.
É por isso que o sistema Superior de Malchut do Infinito lhe aparece a si como o mundo que você vê presentemente à sua volta. O quê, você pensava que ele existia no céu algures? Ele não está algures lá fora, mas mesmo à sua frente, apenas a sua visão defeituosa o deforma para isto.
Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 5/23/10, Artigo “Sobre Amor de Amigos”
IN LAITMAN.COM