Uma pergunta que recebi: Se os Cabalistas desejaram contar-nos sobre o Mundo Superior, então porque o descrevem eles usando as palavras do nosso mundo e desta forma nos confundem?
A Minha Resposta: Cabalistas comunicam connosco na “linguagem dos ramos.” A ciência da Cabala está escrita para os que têm um ponto no coração, isto é para pessoas que anseiam revelar a espiritualidade, o Mundo Superior. Elas não sabem o que é, mas independentemente aspiram para ele.
Você pode pegar num livro Cabalistico e lê-lo como se você estivesse a ler algo existindo neste mundo. Todavia ao fazer tal, tente constantemente imaginar que o que quer que você esteja a ler existe no Mundo Superior na forma de forças e propriedades, recepção e dar, e nada mais. É por isso que Baal HaSulam define cada palavra do nosso mundo ao nos providenciar seu significado no Mundo Superior.
Se eu aspirar a ver esta imagem, então onde está ela? Ela não está algures nos céus; está dentro de mim. Isto é, um livro Cabalistico fala sobre as minhas forças internas, sobre o mundo dentro de mim. Em geral, o livro fala apenas sobre mim; tudo existe dentro de mim: pessoas e animais, o sol, a lua e os Partzufim espirituais.
Porém, quando eu imagino tudo isto dentro de mim mesmo, eu também tenho de desejar que a Luz venha e corrija esta imagem dentro de mim, para me deixar ver e sentir estas forças de amor e dar. Eu desejo revelar não só este dar, mas também a força que governa tudo: o Criador.
Para o alcançar, eu tenho de imaginar que todas as pessoas que me rodeiam neste mundo também existem dentro de mim. Não há nada mais; tudo são meramente minhas forças internas. Comece a imaginar que agora você se conecta com todas estas pessoas, isto é, com todas estas forças dentro de si. Quando você começa a trabalhar constantemente com o livro desta maneira, ele irá dirigi-lo para o dar. Desta maneira você despertará a imagem real e atrai-la para si mesmo. Isto é chamado “atrair a Luz que Corrige.”
Um livro Cabalistico não só nos ajuda a revelar o que existe dentro de cada um de nós, ele também ensina como aguçar a nossa visão para revelar todos os mundos, o universo inteiro, e toda a realidade dentro de nós mesmos. Não há nada fora. É por isso que a Cabala é chamada uma ciência interna.
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 6/7/10, Introdução ao Estudo das Dez Sefirot
IN LAITMAN.COM