Uma pergunta que recebi: Por vezes o texto O Zohar está escrito tão claramente que parece que ele se está a dirigir a mim e a falar sobre mim directamente.
A Minha Resposta: Você deve ser esperto e perceber que embora uma porção do texto aparente ser clara, você na verdade não a compreende mais que compreende uma parte pouco clara. Compreensão neste ponto não importa. No seu presente estado, você não compreende nada.
Se, por acaso, lhe parece que você pode colocar estas palavras juntas e prescrever um certo significado a elas, é um problema que você esteja confuso. Isso não tem nada a ver com a intenção dos autores de O Zohar. Eles escrevem sobre propriedades e acções com as quais você não tem qualquer conexão ainda. Nem uma única palavra lá fala sobre uma pessoa neste mundo ou as acções que ele ou ela executa aqui.
Lance a sua mente para longe quão rápido quanto possível e quão longe possível. Este é o maior favor que você pode fazer por si mesmo.
Pergunta (continuação): Por vezes O Zohar fala sobre algo incompreensível, e isso torna mais fácil para mim me focar na intenção.
A Minha Resposta: O seu aprofundar da intenção não depende do texto ser ou não ser claro a si. Ela não tem qualquer relação em quanto você compreende o texto.
Suponhamos que agora eu escuto simplesmente o texto, sem conhecer qualquer Hebraico ou ter qualquer tradução. Então eu posso apenas pensar sobre quanto é que este remédio me irá afectar e curar. E é tudo. É isso que você precisa.
Digamos que eu venho para ver um doutor e ele me diz para tomar um certo remédio. Ele menciona um longo nome em Latim que reflecte a sua composição química. Preciso eu verdadeiramente de saber como este remédio funciona, qual é a sua composição, e porque é ele chamado de certa maneira? Preciso eu de saber estas coisas de forma a acreditar que ele me irá ajudar e eu serei curado?
Eu tenho apenas de compreender o que o médico diz em termos de como tomar o remédio, e nada mais. Toda a outra informação irá apenas me prejudicar. Eu irei começar a pensar que sou esperto e a começar a agir como se eu já soubesse sobre estas coisas. Mas, ele é um médico, e não você, a quem lhe é dado o direito de o tratar a si. Você não tem de se tratar a si mesmo. A instrução diz: “Se você está doente, vá a um médico (Nitan La Rofe Lerapot).”
Depende a minha intenção de quanto você compreende o texto? Não há conexão entre eles que se pareça.
Da 1ª Parte da Lição Diária de Cabala 5/31/10, O Zohar
Material Relacionado:
Laitman.com Post: How To Understand The Creator
Laitman.com Post: Magical Binoculars
5 Minutes Of Light: “Tuning Yourself To The Zohar”
IN LAITMAN.COM